Translate

segunda-feira, 10 de junho de 2019

❓Houve um  julgamento ? 

☑️Permita-me colocar a descrição do Evangelho Mateus.

📜Jesus estava em pé ante o governador; e este o interrogou, dizendo: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes. E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.Então, lhe perguntou Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem? Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador.
Ora, por ocasião da festa, costumava o governador soltar ao povo um dos presos, conforme eles quisessem. Naquela ocasião, tinham eles um preso muito conhecido, chamado Barrabás. Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado. E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito. Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus. De novo, perguntou-lhes o governador: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam eles: Barrabás! Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porém cada vez clamavam mais: Seja crucificado!
Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco! E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
Logo a seguir, os soldados do governador, levando Jesus para o pretório, reuniram em torno dele toda a coorte. Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate; tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!E, cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça. Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto e o vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, o levaram para ser crucificado.
 _Mateus 37.11-31.

 📍Analisando o texto em questão vimos que o julgamento não aconteceu, não existiu; sendo feito por Pilatos, apenas uma farsa. O Governador Pilatos, como autoridade instituída pelo Império Romano, tinha todo o poder para julgar a questão sob Jesus, mas não o fez. Ele apenas transferiu a responsabilidade que lhe cabia como juiz para o povo judeu, e os deixou decidir o que seria feito de Jesus. Pilatos não foi honesto, não foi ético,   não foi realmente nada! A omissão de Pilatos denigre de tal forma o acontecimento, que não temos razão para intitula-lo como um julgamento.
 A importância do falso julgamento, só se dá, exceto pelo fato de que Jesus é o réu mais Brilhante da historia.  O que faz essa passagem ser conhecida, não é o fato de ter tido justiça ou não no veredicto final, mas a grandeza do nosso Senhor Jesus Cristo.
Será que sabemos porque Jesus Cristo foi Julgado?
Encontramos essa resposta da boca do próprio Pilatos, basta observar a tentativa de interrogar Jesus: Pilatos o interroga dizendo: És tu o Rei dos Judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes.”
A acusação contra Jesus era a de que ele, seria o Rei do Judeus.
O Evangelho de João nos fornece mais detalhe a respeito do registro. Onde demostra claramente que Pilatos fez questão de deixar claro qual era o motivo da acusação terminada em morte,(Execução).
Pilatos escreveu também um titulo onde se lia: Jesus Nazareno, O Rei do Judeus.
Muitos judeus leram este titulo, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego.
Mesmo tendo sindo um julgamento fajuta, não devemos nos esquecer que a morte de Cristo, trouxe ao mundo a liberdade do seu cativeiro. O sangue derramado naquela Cruz, foi o preço pago por Nosso Senhor, pela remissão de todos os nosso pecados e transgressões. Foi realmente um favor imerecido mediante a graça de Deus, em Cristo Jesus. Todo aquele que se chega a ele, jamais os lançará fora. No Jardim do Éden, o ser humano, lança fora sua liberdade e autoridade. Satanás, o ladrão dessa liberdade, rouba tudo que nos foi dado; destroem tudo que é belo e perfeito.
Por este motivo, Cristo com sua morte e ressurreição, toma do inimigo de nossas almas; tudo aquilo que foi perdido no Éden.

📜O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
 _João 10:10,11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...