Translate

segunda-feira, 10 de junho de 2019

🌹Jacó Luta com Deus - Gênesis 32.22-32

📖 Naquela noite Jacó levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque. 23 Depois de havê-los feito atravessar o ribeiro, fez passar também tudo o que possuía. 24 E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. 25 Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. 26 Então o homem disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.
O homem lhe perguntou: “Qual é o seu nome?”
“Jacó”, respondeu ele.
Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”.
Prosseguiu Jacó: “Peço-te que digas o teu nome”.
Mas ele respondeu: “Por que pergunta o meu nome?”
E o abençoou ali.
Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.
Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa. Por isso, até o dia de hoje, os israelitas não comem o músculo ligado à articulação do quadril, porque nesse músculo Jacó foi ferido.

↪️Essa é uma história  em que a Bíblia nos relata a luta de Jacó.
Jacó trava um combate de vida e morte com o homem?
A história deixa a questão em aberto. Mas há um detalhe nesta história de Jacó.
Sua luta nos revela a transformação interior de Jacó.
Jacó era um embusteiro que havia enganado seu irmão Esaú e usurpada seu direto a primogenitura e sua benção paterna.  Foi levando a vida com esperteza. Agora, porém, lhe foi dito que seu irmão Esaú vem vindo a seu encontro. Nisto, ele fica com medo. Esaú, o irmão cabeludo e escuro, é como se fosse  sua sombra. Jacó vivia somente a luz do seu intelecto e reprimia seu lado sombrio ou projetava-o sobre o seu irmão. Agora ele tem que enfrentar sua própria verdade.
E´o que deixa claro a história da luta com Deus.  O embate com Deus representa aqui o encontro com a verdade do próprio eu. Perante Deus não há como esconder-me atrás de minha fachada intelectual. Aí  tenho que me entregar-me. Esse encontro com a própria verdade pessoal, com o próprio lado sombrio pode ser muito doloroso. Para a Bíblia, o encontro com a própria sombra é simultaneamente o encontro com Deus.  O próprio Deus briga comigo, a fim de mostrar-me minha próprio verdade. Por mais difícil que seja, esse encontro é ao mesmo tempo uma benção para mim.
Depois que os dois havia lutado a noite inteira sem que um do dois tivesse vencido, o homem fere Jacó na articulação da coxa, dizendo-lhe: “Solte-me, pois a aurora está chegando!”Ao que Jacó retruca: “Não soltarei, enquanto você não me abençoar.” (Gn 32,27).
Como pode Jacó pedir a benção a alguém que lhe quer tolher a vida?
Para mim, tornar-se visível uma experiência profunda.  Ao lutarmos com a nossa própria verdade, confrontamos  com o nosso lado sombrio devido a circunstâncias externas constrangedoras, vivemos um momento que também é uma benção.
Na luta de Jacó com Deus, acompanhamos um homem que cometeu erros, ruindo por terra todo seu belo mundo imaginário. No entanto, no meio desta noite dolorosa, ele  também percebeu ter-se saído abençoado .  Notou que futuramente não precisava mais esconder-se atrás da fachada.
Sua verdade havia sido revelada e desde então sua vida passou a ser qualitativamente diferente.
Em três imagens essa nova qualidade de vida nos é apresentada na história  da luta de Jacó: “ Ao nascer do sol, Jacó atravessou Fanuel e mancava por causa da coxa (Gn 32,32). O encontro com a própria verdade e com o próprio lado sombrio é como o sol que nos ilumina e coloca nosso caminho sob o brilho  de luz suave. Nosso interior fica mais claro. E assim atravessamos o desfiladeiro.
E chegamos à outra margem. Uma nossa etapa começa em nossa vida. Mas continuamos mancando.
Ficamos marcados com o encontro com a nossa sombra.  Andamos mais devagar e com mais cuidado  em nosso caminho.  Simultaneamente estamos abençoados e  nos tornamos, como Jacó, uma benção para outras pessoas.

➡️notas:
📌Jacó significa: ele agarra o calcanhar ou ele age traiçoeiramente.
📌Israel significa: ele luta com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...