Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2019

🌹Justificação, Fé, "Obras"🌹

 Como estudante frenético das Escrituras Sagradas, tenho ouvindo, ou por pura questão doutrinaria, ou pô, não querer entender o sentido de obras; obras da lei; obras do Espirito; e obras no sentindo caritativo.
Há uma forte polêmica sobre este tipo de exegese no texto e contexto bíblico, e no período histórico do inicio da igreja primitiva. Mas, observando a teologia de paulo  e Tiago, exergo, que este ultimo tem uma importante contribuição sob este ponto teológico; não entendo que existam contradições entre a teologia paulina, e de Tiago. À hermenêutica, aqui aplicada, abraça de forma simples o ensino sobre o relacionamento entre fé, obras e justificação. Na epístola de 📍Tiago 2.14-26, diz: - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.  📍Gêneses 22.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Na verdade, algumas lideranças, apenas com o propósito de mostrar que o seu argumento é transcendental, nesta parte não é compatível com o ensino de Paulo sobre a justificação. Mas, Tiago tem seu próprio ponto a mostrar, e devemos lhe conferir uma
apreciação positiva. De forma resoluta, ele está fazendo oposição a toda espécie de cristianismo que conduza a uma “ortodoxia” estéril e inoperante. Este tipo de cristianismo está bem abaixo da verdadeira crença cristã, caso não seja acompanhada das obras. Vejam!. ↪Não havia uma só pessoa necessitada entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o depositavam aos pés dos apóstolos, ➡"que por sua vez, o repartiam conforme a necessidade de cada um"⬅. Onde, vemos isso, no XXI? Onde?  O que vemos são lobos vestidos de pele de ovelhas, com ar de piedade. Lembra o sinédrio judaica? E, se não derem, discordar, você será amaldiçoado (a). São os chamados com pseudônimos: fulano (a) - Moisés - fulano (a) - Pedro.
Não pode haver dúvida de que esta é a preocupação dominante de Tiago.
Nesta parte, pois, ele por três vezes a reafirma📍 (2.17,20,26). Alguns de nós, aparentemente por não compreender Paulo direitinho, acaba cometendo erros de interpretações. Ora, no inicio da comunidade primitiva, paulo lidava com muitos judeus que aderiram a nova doutrina (Cristologia ), mas ainda estavam sob o jugo das obras da lei;  e pensavam que apenas pelo cumprimento dessas obras  - “Lei”, seriam salvos. E sendo, judeus, considerados filhos da promessa era ai, que as coisa pioravam. É, bem verdade que não podemos limitar a “fé” a uma profissão verbal; 📍(2.19) e, a boas intenções vazias e insinceras 📍(2.15-16). Esta “fé” que uma pessoa afirma possuir 📍(v. 14) é “morta” 📍(v. 17,26) e “inoperante” 📍(v. 20) e não terá nenhuma utilidade no dia do julgamento 📍(v. 14). É importante reconhecer que esta “fé”, à qual Tiago se refere, a fé que uma pessoa “afirma” possuir 📍(v. 14), não corresponde à compreensão que Tiago tem sobre a fé do cumprimento das obras da lei.
 O Jovem rico, por exemplo; que praticava as obras da lei, e não as obras de uma nova criatura; pois aquele que está em Cristo nova criatura é. É, assim, o texto e contexto? Agora, gostaria de me voltar para  Paulo. Vocês estão de pleno acordo que Paulo ao ser enfático, que somos  justificados pela fé; no contexto histórico da época, - judeus crentes, ainda escravos das obras meritórias da lei,  e os Gentios, os libertos, os livres do jugo das obras da lei. Entende, o meu raciocino? Ainda, vou mas além, Paulo afirma em 📍Gálatas 5.6, “a fé que atua pelo amor” é que tem valor perante Deus; assim também Tiago: “a fé sem obras é morta – obras no sentido amplo, de piedade, de misericordioso para com os humildes e necessitados. -E respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.  📍Mateus 25:40.
“Concluímos, pois, Compreendidos em seus próprios contextos, prestando-se uma cuidadosa atenção ao modo pelo qual cada um usa certas palavras, ensinos errôneos e argumentos conflitantes da exegese bíblica.
Quando Paulo afirma que uma pessoa não pode ser justificada com base nas obras da “lei”, ele está claramente se referindo a obras que precedem a conversão, no caso olhamos o espelho do tempo. Mas, as obras em 📍Tiago Capitulo 2, são aquelas que se originam na fé e por ela são produzidas:
obras que seguem a conversão.  - “Caridade”, “amor”, “misericórdia.” -  "O Bom Samaritano". Estou terminando – mas na historia do bom samaritano, passou o Sacerdote, (podemos dizer que hoje poderia ser análogo – a pastor hoje em dia). Passou o Levita.... e nada de demostrar, amor, caridade; Sabe por quê ? - as obras da lei moisaica não permitia tocar em cadáveres. Os dois imaginaram que o homem no meio do caminho estava morto, e não queriam fica impuro. Obras da lei!! E, o bom Samaritano, que os judeus tinham como inimigos, impuro, etc.... o que fez? - foi lá, e praticou a verdadeira obra de amor, de caridade para com o próximo. Agora, cada um é livre para fazer o que bem quiser (livre arbítrio), se você não gosta de ajudar, ou praticar a caridade, é com você e Deus. Os judeus praticavam as obras da lei para serem visto pelos homens como piedosos. Até, o fato de dar esmola, em Israel é lei; não é vontade própria, tudo é obra da lei. Aqui há uma grande laguna, entre essas duas obras. Quem dos três homens demostrou compaixão e amor para com o próximo?  - Convido aos amigos, a lerem –📍 1 corintios 13; e a Parábola do Bom Samaritano - 📍Lucas 10:25-37

🌹 André

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...