Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2019

🌹O FILHO PRÓDIGO

📖E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
Mas ele se indignou, e não queria entrar.
E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se. Lucas 15:11-32

🌹A HORA DA VIRADA.

↪️Caindo em si... Lucas 15:17

O Filho Pródigo certamente não encontrou o tipo de vida que queria quando foi embora. O glamour acabara na região distante. A estrada que ele escolhera seguir acabara por se tornar uma via expressa rumo à destruição. De repente, seu novo estilo de vida, havia se transformado em uma terrível e esmagadora destruição. Todos os seus sonhos tinham se tornado pesadelos. Todo o seu prazer tinha mudado para dor. Toda a sua diversão dera lugar a um profundo pesar. E o descuidado jovem rebelde, que jogou tudo fora por alguns poucos momentos de prazer, e reconhecimento, agora era obrigado a se submeter a um estilo de vida de total privação. A rebeldia tinha acabado. As gargalhadas tinham se calado. A música tinha parado de tocar. Todos aqueles que ele considerava seus amigos se foram. Era a pior situação possível, e ele estava prestes a morrer.
Uma coisa é certa: se o Pródigo soubesse que acabaria assim, nunca teria partido em sua busca. Ele queria prazer sem limites. Queria seus desejos saciados sem interrupção nem repreensão. Queria a sensação de auto-reconhecimento. O que ele teve, em vez disso, foi dor sem limites, solidão e a ameaça de morte iminente. Sua vida agora não tinha mais nenhum dos prazeres com que ele já tinha sonhado — e estava transbordando de males que ele, em sua ingenuidade, nunca
tinha imaginado.
A nossa persistência é impossível de se explicar de maneira racional. Por vezes, somos tão obstinados a fazer as coisas do nosso jeito que, mesmo quando estamos sofrendo as consequências desagradáveis de nossos erros, não abandonamos a busca.
O pecado é uma escravidão que as vezes não conseguimos vê.

🧐"A escolha da  estrada errada, acabara por se tornar
uma via expressa rumo à destruição".

🌹O RETORNO PELA ESTRADA CERTA.

↪️A seguir, levantou-se e foi para seu pai (Deus)... Lucas 15:20

Para os escribas e os fariseus, a ideia de que alguém como o Filho Pródigo pudesse encontrar algum tipo de perdão ou redenção estava muito além da compreensão. Em primeiro lugar, eles teriam uma visão cética de cada manifestação de arrependimento vinda de alguém tão baixo assim.
Em segundo lugar, todo o conceito de justiça deles (ou nosso) estava errado, pois era baseado em um sistema legal de méritos. Os escribas e fariseus achavam que as pessoas se tornavam virtuosas por meio da devoção por toda a vida a um complexo sistema religiosos. Eles seguiam um processo minucioso de obediência cerimoniosa às leis de Moisés,
dando atenção particular a detalhes relacionados a aparência e
trivialidades. Ainda pior, eles cobriram as leis de Deus com um
complicado labirinto de tradições humanas sem funções. Eles acreditavam que tudo aquilo precisava ser observado por toda a vida para que todos se tornassem virtuosos. Como uma pessoa igual ao filho Pródigo (Eu ou Você) poderia se salvar da ira de Deus e receber o favor divino?
Lucas descreve os fariseus como aqueles “que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros” (Lucas 18:9, grifos do autor). Na visão deles (as nossas), o ódio por um rebelde como aquele era justificável. Eles achavam que o Pródigo não tinha a menor condição de ser salvo — na verdade,
eles se sentiam bem satisfeitos ao vê-lo recebendo o justo castigo por seu pecado. Na opinião dos fariseus, o arrependimento do Pródigo era uma guinada pouco adequada em uma história que já oferecia uma lição bem clara sobre as consequências do pecado e dos nossos erros. Eles estavam preparados para assinar embaixo daquela lição... até o momento em que o Pródigo se arrepende. De repente, a figura central no relato de Jesus se torna um sério desafio ao seu sistema religioso.
Mas, na narrativa de Jesus, o momento crítico do Filho Pródigo nos campos de porcos era um momento de virada, e não o fim da história. O Pródigo se arrependeu mesmo. E não foi apenas uma manobra para reconquistar a solidariedade do pai (Deus) nem uma maquinação suja para recuperar os confortos da vida antiga.
Tratava-se de arrependimento sincero e profundo, e podemos
constatar sua honestidade em cada etapa do plano que o Pródigo elaborou com tanto cuidado para seu retorno à casa do pai (Deus). Ele pensou em cada aspecto daquele arrependimento. Por fim, percebeu quão odioso havia
sido os erros e pecado que cometera contra o pai (Deus). Agora ele podia ver que o pai (Deus) sempre oferecera graça e bondade. O rapaz finalmente entendeu que era ele quem estava errado: foi apenas por culpa dele (e por causa dos seus erros e  pecado) que havia chegado a um ponto tão baixo. Ele se confessou indigno de mais de graça ou favor.
Mesmo assim, o Pródigo planejou apelar ao grande amor e à
bondade de seu pai (Deus).
Caindo em si, ele disse: “Quantos empregados de meu pai têm
comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a
caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: ‘Pai, pequei contra
o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho;
trata-me como um dos teus empregados’.”Lucas 15:17-19

➡️O perdão é uma parte muito central do evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo, e às vezes é bom ter uma lembrança das promessas de Deus para todos nós.

📌Salmos 103: 10-12
Ele não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos castiga segundo as nossas iniqüidades. Porque, assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com aqueles que o temem; tanto quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.

📌Salmos 130: 3-4
Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Contigo, porém, está o perdão para que te temam

📌Isaías 55: 7
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; deixá-lo voltar para o Senhor, e Ele terá misericórdia dele; e para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...