Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2019

🌹Porque julgamos os outros?

📌Portanto, és indesculpável, ó homem, sejas quem for, quando julgas, porque a ti mesmo te condenas em tudo aquilo que julgas no teu semelhante; pois tu, que julgas, praticas exatamente as mesmas atitudes. Romanos 2:1

📌Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
Romanos 14:10

➡️Julgamos para nos sentimos melhores a despeito de nós mesmo.
Julgamos para  esconder nossos próprios erros e falhas.
É fácil julgar e acusar os outros com base em nossas observações imediatas. Em vez de dizer “a situação em que a pessoa está vivendo pode está fazendo com que ele se comporte dessa maneira.  Uma forma comum de auto engano é o ato de censurar, desaprovar, julgar e acusar certas pessoas ou comportamentos para nos defender  dos nossos próprios defeitos, e condenamos o comportamento dos outros.
Se você julgar ou aprovar julgamentos sobre outras pessoas na frente de um grupo, você perderá a confiança daquele grupo. Eles começarão a sentir que, se você pode julgar os outros na frente deles, você pode com certeza falar sobre eles pelas costas.
Se você está julgando os outros, provavelmente você também se julgará. Por exemplo, se eu julgo o irmão que caiu, ou que está caído, ao invés de estende-lhe a mão, eu estou sendo hipócrita e me vejo acima do bem e do mal. Além disso, quando você julga outros (ou, pelo menos, deveríamos), se sentir mal depois.
A reputação de alguém é algo muito difícil de construir e muito fácil de destruir. Cuidado! Pense sobre o que você diz. Você diria isso diante da pessoa sobre quem está falando? Se não,  você é um hipócrita, e provavelmente é melhor deixar de falar. A frase “Se não tem algo bom para dizer, melhor permanecer calado!” é um conselho muito sábio . Não importa de que forma você anda justificando os seus julgamentos, eles não estão trazendo nenhum beneficio. Se você não estava,  e nem participou do processo de regeneração do caído, então meu amigo, fique calado.

📌Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …
Mateus 7

📌Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão e não percebes o tronco que está no teu próprio olho? Lucas 6:41

📌Porque insistiram na pergunta, Ele se levantou e lhes disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.”João 8:7

🖋Quando Davi era Rei em Israel, homem segundo o coração de Deus, ungindo pelo Profeta Samuel; cometeu um grande pecado. Tomando Bate-Sabe como mulher, e tramando a morte do seu próprio oficial Urias. Davi caiu no mas profundo pecado diante de Deus.
📌Ele trará à luz as obras ocultas das trevas e até os pensamentos e intentos do coração. E não é de admirar, pois Ele "esquadrinha todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos'. Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (Hb 4.13). No íntimo de Davi, seu pecado e transgressão estavam ocultos. Até o Senhor revelar a Davi seus delitos e pecados. Davi se arrepende e conseguentemente é regenerado diante de Deus. O arrependimento nos regenera perante Deus. Não importa se você caiu, se afastou de Deus ou está passando por um processo difícil. O importante é que Deus sempre estará disposto a ti perdoa e regenera.

📌Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55:6-8

⤵️Eis um texto extra que eu acho fascinante sobre o ato de julgar os outros:

↪️Sobre a loucura de julgar os outros.

O ato de julgar alguém é um ato de orgulho. Envolve olhar para a nossa própria bagagem de conhecimento, juntar alguns fatos, figuras ou fantasias, e chegar a algum tipo de resposta ou solução para um determinado problema ou situação. E muitas vezes, é a solução ou resposta errada, e por causa do orgulho, nos recusamos a corrigir o curso.
Julgar os outros é um ato de orgulho monumental – orgulho enorme, orgulho estupendo, irritante, impressionante, orgulho fantástico. Isso deve ser entendido. Quando você faz julgamento sobre outro, você assumiu a responsabilidade incrível de fazer um julgamento correto e justo. Porque, no final das contas, seu julgamento não é necessário.
Tudo, grande e pequeno, convida o seu julgamento. A condição do tempo, questões políticas, o sabor da sua comida, um programa de televisão – a cada momento do dia, algo está convidando seu julgamento. E com tanta frequência, e de forma voluntária, você o julga, sem ter consciência das consequências, e sem cuidar das responsabilidades que isso implica.
Você julga, e então, para piorar as coisas, você acredita em seu julgamento. Você olhou para as evidências em mãos e você fez um julgamento – deve estar certo! Não poderia haver nenhuma outra conclusão correta, além daquela que você alcançou, poderia?
O que você não vê, não compreende, é que o seu julgamento leva ao sofrimento – seu próprio sofrimento. E as vezes ao sofrimento do outro. Mas, na maioria das vezes ele não afeta a pessoa julgada; Ele ou ela está livre de você e seus pensamentos e seus julgamentos. Você não pode mudar seu comportamento com o seu julgamento.

🌹

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...