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terça-feira, 11 de junho de 2019

🌹Sanguis Martyrum est semen Ecclesia (Tertuliano - o sangue dos mártires é a semente da Igreja).

Assim, o meu espírito mantém-se firme. E, como que por magia, atenua as consequências das pancadas recebidas. Mas o meu corpo lembra-se bem delas ao longo dos dias seguintes. São esses os momentos mais difíceis, em que a dor lancinante se torna aguda, insuportável. A custo me mantenho de pé nessa cela minúscula, paralisado, cheio de dores musculares, como um velho antes do tempo.
O meu único alento provém da recordação da vida dos mártires, lida depois da minha conversão. Não me lembro precisamente de cada um desses relatos, mas conservei uma convicção, uma só, mais preciosa que um diamante nestes dias malditos: ‘Ninguém se torna cristão num tapete de rosas’” (FADELLE, 2013, p. 138).

📍A formação das primeiras comunidades

As primeiras conversões (At 2, 37-41) foram realizadas com a formação da primeira comunidade em torno dos apóstolos (At 2, 42-47) - a Igreja de Jerusalém. O propósito da comunidade de Jerusalém é viver na assiduidade dos ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão, nas orações, na partilha dos bens, na alegria e na simplicidade (cf. At 2, 42).

📍As comunidades que se formaram foram:


JERUSALÉM⤵️
A comunidade é formada por pessoas de diversos grupos. Em Jerusalém, neste período, vivem saduceus, zelotes, essênios, fariseus, entre outros. Os membros desta comunidade continuam com as práticas judaicas, como a liturgia no Templo. É a partir da herança judaica que recebem que repensam a organização sacerdotal e a doutrinal a partir da crença em Jesus como Messias e da celebração dominical.


ANTIOQUIA⤵️
Entre os anos de 36 e 37, pela perseguição em Jerusalém, alguns discípulos vão para Antioquia, tomando a iniciativa de evangelizar os pagãos e formar uma nova comunidade (At 11, 19-21). Aqui temos a capital da Síria, terceira maior do Império Romano, próspera, que ajuda os cristãos de Jerusalém em tempos difíceis. É lá que os seguidores de Cristo passam a ser chamados de cristãos. 


ALEXANDRIA⤵️
Alexandria é a capital da administração romana no Egito e terceira maior cidade romana. O contato com a cultura helênica promove o encontro de pensamentos e costumes. É lá que o Antigo Testamento é traduzido para o grego, sendo esta obra de tradução conhecida como LXX (Septuaginta). De lá temos as ideias de imortalidade da alma na Escritura tardia, como no Livro da Sabedoria.


OUTRAS COMUNIDADES⤵️
Quando Pedro e Paulo chegam a Roma, encontram uma comunidade cristã de judeus convertidos. Pelas cartas de Paulo, temos as comunidades que são fundadas em suas missões, como Galácia, Tessalônica, Corinto e Filipo. Podemos identificar a unidade das comunidades que são organizadas à luz da de Jerusalém. Seu início é a pregação oral anunciando o Querigma (Jesus morreu, ressuscitou e está voltando!), a partir da transmissão dos apóstolos.


   
↪️Início da escrita


À medida que as comunidades se expandem, acompanhamos o início da escrita. Paulo, consciente de sua autoridade de apóstolo, escreve aos tessalonicenses para fortalecer a fé (cf. 1Ts 3, 2), indicando a leitura da carta na assembleia (cf. 1Ts 5, 27).

Para que a mensagem não se perca após a morte dos apóstolos, novos escritos, cujo princípio é sustentar a fidelidade, são dirigidos às comunidades, como os Evangelhos e o Apocalipse.

↪️O caminho é simples:


Pregações orais anunciam o querigma, ou seja, a afirmação da divindade de Jesus, sua missão redentora, sua morte e ressurreição pela expiação do pecado, a unidade da Igreja e a volta de Jesus.


Os primeiros textos confirmam essa pregação. Os cristãos começam a identificar essa doutrina em escritos e a reuni-los em um volume, o Evangelho (a Boa Nova).

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