Um pregador escolhido por Deus
Disse-lhe, porém o Senhor : Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos Reis, e dos filhos de Israel.
Atos 9.15
*São tantos e tantos tipos de pregador...
Em 67 d.c., próximo de sua morte, Paulo, em sua última carta, em Roma, profetizou: “Virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscência; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2 Tm 4.3,4). E não é isso que está acontecendo em nossos dias?
Ser pregador ou ensinador não basta. É preciso atender às preferências de pessoas que, menosprezando a sã doutrina, “ amontoam” doutores que dizem exatamente o que elas querem escutar. Já ouvi irmãos dizendo que fulano é um ótimo pregador, mas não é pregador de congresso, ou que beltrano, apesar de ter muito conhecimento, não gosta do reteté”.
*pregador do “reteté”. É aquele que aparenta ser muito espiritual, mas em geral não gosta da bíblia, e até a desqualificar, principalmente por causa de 1 Coríntios 14, especialmente os versículos 37 e 40: “Se alguém cuida ser espiritual, reconheça que as coisa que agora escrevo são mandamentos do Senhor.
Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”. Quando ele vê alguém manejado bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15), considera-o frio e sem unção. Ele ignora que o expoente que agrada a Deus precisa crescer na graça e no conhecimento (2 Pé 3.28; Jo 1.14; Mt 22.29). E seu público parece estar embriagado, sendo capaz de fazer tudo o que ele mandar. Ele tipo de pregador tem presença de palco e muita “unção”. Também conhecido como pregador malabarista ou animador de auditório, fica o tempo todo mandando o seu público repetir isto e aquilo, apertar a mão do irmão ao lado, dá um glória aí, etc... Se for preciso, ele gira o paletó sobre a cabeça, joga-o no chão, esgoela-se, sopra o microfone, emite sons de metralhadora, faz gestos que lembram golpes de artes marciais.... Exposição bíblia, mesmo, quase nada.
*pregador do “reteté” agressivo. É aquele que tem as mesmas características do pregador acima, mas com uma qualidade a mais.
Quando percebe que há no púlpito alguém que não repete os seus bordões, passa a atacá-lo, indiretamente. Suas principais provocações são: “Aqui tem obreiro com cara de delegado”. Hoje a sua máscara de santidade vai cair, fariseu!”. “Você tem cara amarrada, mas você é minoria”. Essas frases levam o seu fanático público ao delírio, e o pregador (pregador? ) se satisfaz em atacar as pessoas que não concordam com sua conduta antiética e espalhafatoso.
Esses tipos de pregador engana aqueles que não prezam as Escrituras (Dt 13.1-4).
Por tudo isso acima mencionado é que, a literatura bíblica diz:
Oséias 4.6
O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
⚘
Nenhum comentário:
Postar um comentário