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quinta-feira, 4 de julho de 2019

O Derramamento do Espírito Santo Entre os Judeus. texto clássico de Atos 2.1-18.

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,
E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;


Nos anos 90, tive a oportunidade de expor o referido texto de Atos dos Apóstolos capítulo 2, no dia de Domingo, no chamado louvorzão da Antiga RCC. 

O Pentecostes se trata de uma das três grandes Festas Anuais que os Judeus deviam comparecer.
E, todos os judeus deveriam se reunir na cidade de Jerusalém, local em que ocorriam essas Festas há muito tempo. Primeiro era precedida pela Páscoa e quatro meses depois pela Festa dos Tabernáculos. Pentecostes também era conhecido como “Festa das Semanas”, “Festa da Colheita” e o “Dia das Primícias” porque tinha a ver com os produtos da terra. Ele era celebrado no primeiro dia da semana e o nome significa“quinquagésimo dia” e era celebrado nesse dia depois do sábado da semana da Páscoa. Até aqui nós podemos observar que esse evento marca o nascimento da Igreja, porém, também marca o surgimento do que é conhecido no mundo pentecostal e neo-pentecostal como o derramar do Espírito Santo.
A ação do Espirito Santo, através do vento impetuoso encheu todo o local onde estavam sentados.
Podemos observar o vento que é um sinal do Espírito Santo e de sua ação. Assim, nós devemos nos lembrar de que Deus sendo invisível como o vento, ambos podem ser sentidos, mas, não vistos.
E, como Deus se manifesta através de seu Espírito, Ele não pode ser visto, mas, sentido.
Por isso, sem menos esperar, Deus se manifestou de repente entre eles nesse evento.
Por conseguinte, viram como se línguas de fogo, pousaram sobre os apóstolos.
“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Agora, nós podemos observar a manifestação do Espírito Santo que ocorreu com os apóstolos. Havia em Jerusalém, Judeus de todas as nações debaixo do céu, quer dizer que havia Judeus presentes não só da Judéia como de Judeus que haviam vindo de outras regiões do mundo conhecido na época como de parte da Europa, do norte da África e de parte da Ásia. Assim, isso só foi possível por causa de ser uma das três Festas ,“E, quando os apóstolos falavam, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua”. Eles passaram a falar da grandiosidade de Deus de forma que chamaram a atenção dos demais Judeus à sua volta porque eles estavam ouvindo os apóstolos a falarem de Deus em seus respectivos idiomas pátrios e não no idioma Aramaico, que era o idioma da localidade, de Jesus e dos apóstolos na época!
- Quero dizer que os apóstolos que falavam o Aramaico estavam neste contexto fenomenológico
testemunhando de Deus em outros línguas. E, nesse caso, dos Judeus que haviam vindo de outros países compreendiam o que era falado pelos apóstolos da Galiléia.
“E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são Galileus todos esses homens que estão falando?”.
Vemos aqui a atitude de surpresa dos Judeus que vieram de outros países ao mencionarem o fato de que os apóstolos eram Galileus e estavam falando em seus respectivos idiomas. Isso os deixou completamente perplexos porque em tais Festas, os Judeus estrangeiros é que deviam aprender ou falar o Aramaico para se deslocarem pela região e não o inverso. Porém, aqui nesse momento, eles é que estão ouvindo os apóstolos falarem em outras línguas ou nos idiomas dos Judeus presentes. E, isso é o que surpreendeu de fato os Judeus estrangeiros. Os Judeus estrangeiros ficam maravilhados ao ouvirem os Judeus Galileus ao falarem nos idiomas pátrios de cada um deles. “Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia. Nesse versículo vemos que são citados Judeus oriundos de quinze nações a partir da região onde os Judeus haviam sido levados em cativeiro tanto para a Assíria como para a Babilônia. É o caso da região dos Partos, Medos, Elamitas e os que viviam na Mesopotâmia. Em seguida, a lista mostra o caso dos Judeus que vieram da Judéia e da região da Ásia menor, Capadócia, Ponto e Ásia. “E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus”. O que podemos ver agora é uma menção interessante ao afirmar que Judeus de ponta a ponta de boa parte do mundo é citado, indo do Leste ou Arábia até o Oeste, Creta, e que se faziam presentes no momento. Porém, o mais importante aqui é verificar que eles maravilhados afirmaram que estavam ouvindo os apóstolos falarem em seus respectivos idiomas das grandezas de Deus a partir do derramar do Espírito Santo. “E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?”. Agora, nós podemos observar que esse fenômeno que ocorrera com as línguas em brasas que pousaram sobre os apóstolos fazendo-os a falarem das grandezas de Deus no qual os Judeus estrangeiros entenderam em seus respectivos idiomas, acabou fazendo com que alguns deles indagassem sobre como isso podia ser possível.“E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto”. O que vemos aqui é uma afirmação que não é de conhecimento a todas as pessoas hoje. Quando se afirma que parte dos Judeus acusaram os apóstolos de estarem cheios de mosto, o que eles afirmavam é que para eles, os apóstolos estavam bêbados. De fato, o mosto na época era o sumo ou suco das uvas que eram pisadas num local para depois fermentá-lo para se obter o vinho puro para consumo, e que era muito mais forte do que os atuais vinhos.
Então, Pedro tomando a frente levantou-se, e em seguida, ele se dirigiu a todos os Judeus e chamou a atenção para todos, tanto os que estavam maravilhados como os que passaram a acusá-los de bebedeira.“Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia”. Aqui, é possível observar que Pedro diz a todos que eles não estavam bêbados porque era a terceira hora, que na época era o mesmo que nove horas da manhã, já que a primeira hora era o período em que amanhecia. E, como os Judeus tinham que jejuar se mantendo sóbrios até a quarta hora, devido a essa Festa, essa afirmação não tinha sentido, e isso, era o que Pedro afirmava com convicção.
“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:”. A partir desse momento Pedro cita a profecia que consta do livro do profeta Joel 2.28-32. - “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos
jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;”. Vemos aqui o uso por Pedro do texto do profeta Joel 2.28 para os Judeus presentes.
O fato é que Pedro citou um dos profetas e não falou de si mesmo diante da acusação feita contra ele e os outros apóstolos.
- “E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão". Pedro relembra aos Judeus presentes que essa profecia se cumpria nesse momento e eles eram testemunhas desse acontecimento. Assim, não deveriam criticar, mas, alegrarem-se com a ação de Deus nessa grande Festa.

Nota: Eu, particularmente não confundo o derramamento do Espírito Santo em Atos 2, com dom de línguas desconhecida (estranhas), linguagem espiritual, que quem fala edifica-se a si mesmo, e ninguém entende porque em espirito fala em mistérios. O Apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 14, descreve os critérios do uso do falar em línguas estranhas, e que poucos seguem as referidas orientações de Paulo. O que vemos é uma verdadeira balburdia e manifestações hipócritas de algaravias estáticas. Sabe-se, que muitas denominações, intitulam os chamados falantes de línguas estranhas de xamã espirituais. Criar-se os chamados abusos espirituais; pois quem não fala em línguas estranhas é menos espiritual do que os que falam. Esquecem dos demais "Dons", que também é ação do Espirito Santo de Deus. O xamã espiritual virou para muitos evangélicos um intermediário entre Deus e os homens. Assim, adota-se, num meio que tanto critica a doutrina Romana pela devoção a santos e ao papa, uma de suas práticas mais combatidas. Os católicos, pelo menos, elegem como referência figuras históricas nobres, que marcaram sua época por comprovados gestos de altruísmo e serviço ao próximo. Os evangélicos, em contrapartida, estão sendo encantados pela idolatria de imagens baratas dos pseudos xamãs.

Complemento: Números 11:11-17; 1 Samuel 10:10-13; Marcos 16:17; Isaías 28:11

Palavras Chaves: Glossolalia; Xenolalia

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