Translate

segunda-feira, 15 de julho de 2019

O PECADO ORIGINAL NA TEOLOGIA MÓRMON

Fui mórmon há 21 anos atrás e testifico que mesmo um mediano conhecedor da Bíblia pode não se dar conta do que as seitas pervertem, devido à barreira semântica tão bem elucidada por Walter Martin. Isso pode acontecer, por exemplo, com relação à Regra de Fé n° 2 da Igreja Mórmon a qual diz: "Cremos que os homens serão punidos por seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão". O que há de errado com tal declaração? Verdade é que somente um cristão maduro e mais aprofundado em Hamartiologia (a doutrina ou estudo do pecado) talvez conseguisse detectar o sutil desatino da teologia mórmon. Sabe aquela pergunta filosofal "somos pecadores porque pecamos ou pecamos porque somos pecadores?", os mórmons responderiam a primeira opção. Para eles, de forma absurda e antitética à própria razão de ser do Evangelho, o que motivou a vinda de Cristo e Sua morte expiatória não foi o fato do pecado original ter resultado em condenação, maldição e morte eterna (Rm 5.12-21), mas pasmem! Em BÊNÇÃO! Pois é, o mormonismo ensina que o homem preexistia nos céus antes de nascer aqui com um corpo físico, daí para eles sermos literalmente "filhos e filhas de Deus". O que viemos fazer aqui? Viemos ser testados. Testados em quê? Em nossa fidelidade ao Pai Celestial, a quem chamam Elohim. Vindo a Terra adquiriríamos um corpo de carne e ossos semelhante a Elohim e Seu Filho mais velho, Jesus Cristo. Para eles, Deus, o Pai, passou pelo mesmo processo um dia em algum planeta e Se tornou Deus. Então o prêmio destinado a nós por nossa fidelidade é: nos tornarmos deuses e deusas, que na terminologia deles se chama EXALTAÇÃO. Assim, o pecado de Adão e Eva no Éden foi parte de um plano divino de proporcionar mortalidade aos espíritos humanos preencarnados. A queda assim teria se baseado em nossa livre escolha, mas Deus em cooperação com a serpente (o diabo) transformava um ato de desobediência numa oportunidade única do homem se tornar deus. Assim, Jesus, o deles (2 Co 11.4) veio tão somente remediar as consequências do pecado original. Ele é uma espécie de MEIO SALVADOR na teologia mórmon. É aquele que dá a corda e o mórmon vai em frente conquistando a sua salvação no fim das contas por seus próprios esforços de obediência às leis e ordenanças do evangelho mórmon - que cá pra nós, não é o da Bíblia (Gl 1.6-9). Finalizando então, de acordo com as doutrinas da "única e verdadeira igreja de Jesus Cristo", não somos pecadores em Adão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...