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terça-feira, 5 de novembro de 2019

ESTUDO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL

Pentecostalismo - William Seymour e Charles Fox Parhan



📍O movimento pentecostal teve origem no início do século XX.



↪️William J. Seymour, pastor inciador do movimento Pentecostalismo.

William J. Seymour (1870-1922). Apesar de todo o contexto de segregação racial, Seymour frequentou, em 1901, as reuniões de oração no Colégio Bíblico Betel, no Kansas, onde Charles Parhan (1873-1929) pregava a glossolalia.

O movimento iniciado por Seymour alcançou grande e rápida repercussão na imprensa e foi amplamente condenado pelos teólogos liberais. No entanto, apesar das críticas direcionadas a esse movimento, devido à quebra da ortodoxia e ao desrespeito às liturgias tradicionais, o movimento da Rua Azusa cresceu, expandindo-se não só pelos EUA, mas também para o restante do mundo, principalmente para a América Latina.

Baseando-se nos textos bíblicos, principalmente no livro de Atos, que narrou os primeiros momentos da igreja cristã e no qual podemos ler a experiência espiritual coletiva vivida pelos cristãos primitivos por ocasião da festa de Pentecostes. Tomados pelo Espírito Santo, os presentes à reunião se puderam a falar em línguas.

Mas cada um ouvia o evangelho em sua língua originária.

Desta forma, nós, cristãos nos vemos como peregrinos em um mundo hostil, mas responsáveis por pregar o evangelho até que o Messias retornasse.

Rapidamente o Movimento do Pentecostalismo no Século XX, ganhou adeptos fervorosos justamente por ter sido entendido como um sinal de avivamento espiritual, mas também pelo espaço que foi reservado nessas comunidades aos negros e mais especificamente entre a população feminina.

Nos cultos pentecostais, que se caracterizavam pela flexibilidade litúrgica e pelos intensos cantos religiosos, era comum a presença de mulheres profetizando e falando em línguas, sendo consequentemente consideradas pela comunidade em uma posição de liderança espiritual devido ao desenvolvimento dos seus dons espirituais.

Apesar de todo avivamento espiritual desencadeado inicialmente pelo Pentecostalismo e pela sua difusão entre os apoiadores dos movimentos de contracultura, ele não manteve a sua unidade inicial, fragmentando-se em uma série de comunidades religiosas que se dividiram em virtude de questionamentos doutrinários.

Podemos identificar, então, três orientações doutrinárias básicas:



📍Santidade Wesleyana: Deu origem à Igreja de Deus em Cristo (IDC) e à Igreja Pentecostal Internacional de Santidade (IPIS)



📍Vida Superior: Surgiu a Igreja do Evangelho Quadrangular



📍Unitários: Estão ligadas algumas igrejas como a Assembleia de Deus e a Congregação Cristã



Em uma tentativa de manter alguma unidade e práticas colaborativas, as igrejas pentecostais se reuniram na Conferência Mundial Pentecostal, pela primeira vez, na Suíça em 1947.



A contracultura avançou ainda mais nas décadas de 1970 e 1980. Estimulou alguns grupos protestantes, principalmente os pentecostais, a produzirem uma religiosidade mais próxima das demandas de uma sociedade que encorajava os indivíduos a explorarem novos caminhos e que se opunham a uma visão tradicional da sociedade. Para alguns religiosos, incentivava a busca por uma uniformidade comportamental.



📍Neo pentecostalismo



Foi nesse contexto de avanço da contracultura e das mudanças contextuais geradas pelo fim da Guerra Fria que surgiu o movimento neo pentecostal.



Não há um consenso quanto a origem deste movimento que, sabe-se, teve início nos EUA e espalhou-se por toda a América Latina.



📍Neo pentecostalismo no Brasil



No Brasil, o Neo pentecostalismo pode ser representado por igrejas como:

📌 Igreja Universal do Reino de Deus;

📌 Igreja Internacional da Graça de Deus;

📌Igreja Renascer em Cristo;

📌Igreja Mundial do Poder de Deus;

📌Igreja Apostólica Fonte da Vida;

📌 Ministério Nova Jerusalém;

📌Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo;

📌Ministério Internacional da Restauração;

📌Sara Nossa Terra;

📌Comunidade Cristã Paz e Vida e muitas igrejas dissidentes.



↪️O tema do Neo pentecostalismo no Brasil ainda precisa ser visitado por historiadores e teólogos, não sendo possível, portanto, construirmos aqui um quadro muito preciso acerca destas comunidades religiosas que apresentam práticas e símbolos comuns, mas que sustentam diferenças ritualísticas.

De uma forma geral, podemos elencar aqui algumas características comuns:

A revelação do Espírito Santo é fundamental para que o

fiel exerça plenamente a sua espiritualidade expressa no desenvolvimento do dom de glossolalia e da profecia;

O caráter apostólico do movimento neo pentecostal, já que a liderança religiosa é exercida por um pastor que ganha o título de apóstolo ou missionários presidentes e representa a sua igreja em nível nacional e mundial;

O uso maciço que as igrejas neo pentecostais fazem de meios de comunicação variados dominando sistemas de televisão, editoras, jornais e agora, redes sociais, sites, blogs etc., o que lhes garante um amplo espaço de divulgação e de captação de fieis e cria o fenômeno dos chamados “pastores eletrônicos”;

Um amplo movimento de sincretismo religioso, já que seus rituais religiosos possuem similaridades com aqueles que caracterizam as religiões africanas, o que lhes rende amplas críticas por parte dos setores tradicionais e pentecostais do protestantismo. Isto porque os grupos neo pentecostais entendem o mundo a partir de uma batalha espiritual

entre Deus e o diabo, sendo necessário, portanto, que os fiéis estivessem preparados para ela portando símbolos sagrados ungidos com óleo sagrado em ritos específicos; e

As chamadas “doutrina da prosperidade” e da “confissão positiva”, entendendo que a pobreza, a doença e outros percalços humanos são oriundos de uma maldição, de uma vida pecaminosa ou da falta de fé.

Desta forma, seria necessário ao crente aprimorar o exercício da sua vida espiritual, aplicando-se ainda mais nos rituais religiosos e contribuindo financeiramente para a comunidade eclesiástica. Quanto mais fiel for o crente, mais riquezas ele alcançará em sua vida material e conservará a sua saúde física, emocional e espiritual.

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