Translate

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

O nome Lúcifer não existe no original Bíblico.

🌹O nome Lúcifer não existe no original Bíblico.🌹

Etimologia:⤵️

Lúcifer (do latim, lucifer, "portador da luz") é um termo de origem latina para o planeta Vênus que aparece nas traduções da Bíblia Vulgata de São Jerônimo. Século IV. Vulgata quer dizer: edição, tradução ou leitura de divulgação popular. Que foi usado pela igreja romana durante muito séculos. O substantivo Lúcifer ("portador da luz") vem da junção das palavras em latim lux (luz) e fero (carregar). Ele provêm da Vulgata, versão latina da Bíblia, e aparece em algumas traduções da Bíblia em língua portuguesa e na versão do Rei Jaime onde é citado como "o brilhante, estrela da manhã, Lúcifer".

➡️Na Bíblia Hebraica  o termo é Hilel Ben Shachar, Filho d” Alva, “O que brilha” e na Tradução da Septuaginta grega (Bíblia Grega- tradução dos escritos hebreus para a língua grega [LXX]) como heōsphoros (ἑωσφόρος), que significa "o que traz o anoitecer", "o que leva a luz”.
Na verdade, houver uma confusão na tradução por Jerônimo feita a respeito do nome “Lúcifer.
Por incrível que pareça, o nome “Lúcifer” não existe em parte alguma da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse. O que existe é a EXPRESSÃO “estrela da manhã”, de Isaías 14:12: “Como caíste desde o céu, ó ESTRELA DA MANHÃ [Hêlil, no hebraico], filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!”
➡️Ora, a confusão é tamanha, que Jerônimo em sua tradução da Bíblia Vulgata Latina, e na Edição da Vulgata Clementina de 1592, traduziu a Epistola de 2 Pedro capitulo 1, versículo 19 a expressão “estrela da manhã” como “lucífer”.

Bíblia Vulgata⤵️

Et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris. 2 Pedro 1:19

Agora veja a Tradução da Bíblia Almeida Fiel⤵️

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 2 Pedro 1:19
Analisando todo contexto, Acha mesmo que Pedro está dizendo que o Diabo (Lúcifer) nascerá nos corações dos cristãos? Risos! Mas é claro que não! Aqui Pedro falava de Jesus a verdadeira Estrela da manhã.

➡️Vejamos agora, como Jerônimo traduziu apocalipse 2:28; 22:16.

Bíblia Vulgata⤵️

Sancto inspirati, locuti sunt sancti Dei homines.
sicut et ego accepi a Patre meo : et dabo illi stellam matutinam. Ap.2:28

Ego Jesus misi angelum meum testificari vobis hæc in ecclesiis. Ego sum radix, et genus David, stella splendida et matutina. Ap.22:16

☑️stellam matutinam - tradução: Estrela da Manhã.

☑️Stella Splendida et matutina – tradução: A esplendida Estrela da Manhã.

Referência de Traduções da Epistola de 2 Pedro 1:19⤵️

📌Bíblia de Jerusalém — Temos, também, por mais firme a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em recorrer como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que raie o dia e surja a estrela d'alva em nossos corações.
📌King James — Sendo assim, temos ainda mais concreta a Palavra dos profetas, e fazeis muito bem em prestar atenção a ela, como a uma candeia que brilha nas trevas, até que todo o dia se ilumine e a estrela da alva nasça em vossos corações.

📌Bíblia Peschitta — Nós temos também uma palavra mais segura quanto à profecia; posto que fazeis bem em prestardes atenção, como uma Luz que resplandece num lugar escuro, até que o dia possa alvorecer, e a Estrela do Dia torne a surgir em vossos levavot.

📌Tradução monges maredsous — Assim demos ainda maior crédito á palavra dos profetas, á qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a Estrela da Manhã se levante em vossos corações.

➡️Para terminar uma pequena história de São Lúcifer Calaritano. (Santo da Igreja Católica)⤵️

Nascido no séc. IV, na Itália, foi consagrado bispo de Cagliari na Sardenha e ficou muito conhecido pela sua oposição ferrenha ao arianismo, uma visão cristológica antitrinitariana sustentada pelos seguidores de Ário, presbítero cristão de Alexandria nos tempos da Igreja primitiva.
No Concílio de Milão em 354, São Lúcifer defendeu Atanásio de Alexandria e se opôs a arianos poderosos, o que fez o imperador Constantino II, simpatizante dos arianos, confiná-lo por três dias no palácio. Durante seu confinamento, Lúcifer debateu tão veementemente com o imperador que ele acabou por ser banido, primeiro para a Palestina e, depois, para Tebas, no Egito. Intransigente, tornou-se inimigo de Jerônimo.
Também conhecemos a história de São Lúcifer através dos escritos de Ambrósio, Agostinho e Jerônimo, que se referem aos seguidores de São Lúcifer como luciferianos, uma divisão que surgiu no início do século V.
No calendário católico, a festa de São Lúcifer ocorre em 20 de maio. Em sua homenagem, foi construída uma capela na Catedral de Cagliari e Maria Josefina Luísa de Savóia, rainha consorte e esposa de Luís XVIII da França, está enterrada lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...