Translate

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

O Obelisco Negro de Salmaneser III

Lado B: Existem 4 portadores de tributo de Suhu carregando "prata, ouro ... byssus, roupas com guarnições multicoloridas e linho". Foto © Osama SM Amin.


O Obelisco Negro de Salmaneser III na Sala 6 do Andar Térreo do Museu Britânico, Londres. Podemos ver o lado A (direito, início das cenas) e o lado D (esquerdo, fim das cenas). Foto © Osama SM Amin.

Em dezembro de 1846, enquanto trabalhava com sua equipe de escavação em Nimrud (antigo Kalhu ou Calah bíblico), localizado no norte da Mesopotâmia no atual Iraque, Sir Austen Henry Layard descobriu o obelisco. Estava em perfeito estado de preservação e ainda é considerado o único obelisco assírio completo já encontrado. Posteriormente, foi transferido para o Museu Britânico (BM “Big number” 118885; Número de Registro 1848,1104.1).

O obelisco é uma estela de calcário negro ou um monumento. Foi erguido no ano 825 AEC dentro do pátio do chamado “Edifício Central” em Kalhu (a capital assíria na época) como um monumento público durante uma guerra civil e turbulência. O obelisco tem 197,48 cm de altura, 81,91 cm de altura (do pedestal) e 45,08 cm de largura. A parte superior foi feita em forma de zigurate.


O topo em forma de zigurate do Obelisco Preto, lados A (direita) e D (esquerda). Observe as inscrições cuneiformes acadianas. Foto © Osama SM Amin.


O obelisco comemora 31 anos de campanhas militares conduzidas pelo rei assírio Salmaneser III (reinou de 858-824 AEC). O obelisco tem quatro lados. Em cada lado, podemos ver cinco registros (ou cenas) dispostos verticalmente. Cada cena conta uma história sobre um rei ou governante subjugado, que está pagando tributo e prostrando-se diante do rei assírio vitorioso Salmaneser III; no entanto, dois dos cinco reis foram retratados nos registros. Cada cena individual é narrada horizontalmente, usando inscrições cuneiformes acadianas e relevos esculpidos, de um lado a outro (no sentido anti-horário), envolvendo o obelisco. Portanto, são cinco histórias de cima para baixo, em 20 registros.


Existem inscrições cuneiformes esculpidas na base do Obelisco. Este é o lado A. Observe os danos ocorridos durante o transporte do Obelisco. Foto © Osama SM Amin.

O obelisco tornou-se historicamente importante porque retrata e documenta Jeú da Casa de Omri (rei de Israel ) e, portanto, uma figura bíblica.

Jeú (filho de Onri), rei de Israel, inclina-se e prostra-se diante de Salmanasar III. O rei assírio é acompanhado por quatro assistentes. Jeú é considerado uma figura bíblica. Detalhe do Obelisco Preto, Lado A, registro 2. Foto © Osama SM Amin.

Jeú (filho de Onri), rei de Israel, se curva e se prosta diante do rei assírio Salmanasar III (não mostrado). Um assistente assírio está atrás de Jeú. Jeú é considerado uma figura bíblica. Detalhe do Obelisco Preto, Lado A, registro 2. Foto © Osama SM Amin.


Cenas do Obelisco:

Cena 1: O rei Salmaneser III recebe tributo de Sua de Gilzanu (do atual noroeste do Irã): Salmaneser diz que recebi tributo de Sua, o Gilzaneano , prata, ouro, estanho, bronze, caldeirões , os cajados das mãos do rei, cavalos (e) camelos de duas corcovas.

Lado A: O Rei Salmaneser III segura um arco e recebe tributo de Sua, o Gilzanean (que se curva perante o rei). Dois atendentes estão atrás do rei. O rei olha para seu marechal de campo e outro oficial não identificado. Os símbolos dos deuses Assur (à direita) e Ishtar (à esquerda) são vistos antes da cabeça do rei. Foto © Osama SM Amin.

Lado B: Há dois oficiais assírios, um cavalariço estrangeiro e um cavalo com ricos ornamentos (que representam os cavalos pelos quais Gilzanu era famoso). Foto © Osama SM Amin.

Lado C: Dois homens trazem camelos de duas corcovas (Bactrianos) de Gilzanu. Foto © Osama SM Amin.

Lado D: Há cinco portadores de tributo trazendo caldeirões de prata, ouro, estanho e bronze (e) os “cajados das mãos do rei” de Gilzanu. Foto © Osama SM Amin.


Cena 2: Rei Salmaneser III recebe tributo de Iaua (Jeú) da Casa de Omri (antigo Israel): Salmaneser diz que “Recebi tributo de Iaua, filho de Omri. Observe que se pode ver prata, ouro, uma tigela de ouro, uma terrina de ouro, baldes de ouro, estanho, os cajados 'da mão do rei' e uma lança. ”

Lado A: O rei Salmanasar III fica de pé sob um guarda-sol (segurado por um assistente) e recebe tributo de Iaua da Casa de Omri (no ano 841 AEC). Este é o Rei Jeú de Israel, que aparece na Bíblia (2 Reis 9-10). Um atendente encara o rei e segura um batedor. Existem dois guardas em ambos os lados. Os símbolos dos deuses Assur (à esquerda) e Ishtar (à direita) são vistos antes da cabeça do rei. Foto © Osama SM Amin.


Lado B: Há dois oficiais assírios e três portadores de tributo de Israel; eles contêm “prata, ouro… vasos de ouro… estanho…” Foto © Osama SM Amin.

Lado C: Há mais cinco portadores de tributo de Israel trazendo uma tigela de ouro, uma terrina de ouro, vasos de ouro, baldes de ouro, estanho, os “cajados das mãos do rei” (e) lanças. Foto © Osama SM Amin.

Lado D: Há cinco portadores de tributo de Israel segurando prata, ouro, uma tigela de ouro, uma terrina de ouro, vasos de ouro, baldes de ouro (e) estanho. Foto © Osama SM Amin.


Cena 3: Um desfile de animais exóticos trazidos da terra de Musri (provavelmente Egito); não há representação do rei ou governante subjugado, cujo nome não foi mencionado). Salmaneser diz que “Recebi homenagem de Muṣri, camelos de duas corcovas, um búfalo , um rinoceronte, um antílope, elefantes fêmeas, macacas e macacos.”

Lado A: Os assistentes trazem tributo de Musri na forma de camelos de duas corcovas. Ao contrário dos registros superiores no lado A, nem Salmaneser III nem a régua subjugada aparecem. Foto © Osama SM Amin.

Lado B: Este registro mostra animais exóticos de Musri na forma de um boi de rio, um rinoceronte (e) um antílope. Foto © Osama SM Amin.

Lado C: Existem elefantes fêmeas, macacos fêmeas (e) macacos. Foto © Osama SM Amin.

Lado D: Há mais macacos com seus tratadores. Foto © Osama SM Amin.


Cena 4; Marduk-apla-usur, o Suhean (da área da metade do Eufrates da atual Síria e Iraque), envia animais e outros tributos ao Salmaneser III (o primeiro não foi retratado no Obelisco). Salmaneser diz que “recebi homenagem de Marduk-apla-usur, o Suhean, prata, ouro, baldes, marfim, lanças , bisso, roupas com guarnição multicolorida e linho”.

Lado A: Há dois leões e um cervo de Marduk-apla-usur, o Suhean (provavelmente para o parque de caça real). Foto © Osama SM Amin.

Lado B: Há quatro portadores de tributo de Suhu carregando "prata, ouro ... byssus, roupas com enfeites multicoloridos e linho". Foto © Osama SM Amin.

Lado C: Podemos ver cinco portadores de tributo trazendo “prata, ouro, baldes de ouro, marfim [presas] (e) lanças” da terra de Suhu. Foto © Osama SM Amin.

Lado D: Quatro portadores de tributo foram representados carregando “baldes de prata, ouro, ouro, marfim [presas] (e) lanças” da terra de Suhu. Foto © Osama SM Amin.


Cena 5; Qarparunda (atual região de Antakya da Turquia), o patineano envia metais preciosos, marfim e ébano. Salmaneser diz que “recebi tributo de Qarparunda, o patineano, prata, ouro, estanho, bronze composto, caldeirões de bronze, marfim e ébano. Observe que o próprio rei não foi mostrado na cena. 

Lado A: Homenagem de Qarparunda, o patineano, na forma de prata, ouro, estanho, bronze “rápido” ... marfim [presas] (e) ébano. Qarparunda não foi retratada na cena. Foto © Osama SM Amin.

Lado B: Há dois oficiais assírios apresentando três portadores de tributo da terra da Patina. Foto © Osama SM Amin.

Lado C: Podemos reconhecer cinco homenageados trazendo vasos de “ouro e prata” e um “caldeirão de bronze” da terra da Patina. Foto © Osama SM Amin.

Lado D: Quatro portadores de tributo foram representados segurando vasos de “ouro e prata” e um “caldeirão de bronze”, que foram trazidos da terra da Patina. Foto © Osama SM Amin.


Os seguintes itens foram usados ​​para redigir este artigo:

  1. Museu Britânico e a descrição do Obelisco no site do Museu Britânico .
  2. Jonathan Taylor, 'The Black Obelisk of Shalmaneser III', Nimrud: Materialities of Assyrian Knowledge Production , The Nimrud Project at Oracc.org .
  3. A Bíblia no Museu Britânico .
  4. Artigo de P. Kyle McCarter sobre Yaw, Son of Omri, que pode ser acessado através do JSTOR.

Espero ter tido sucesso em transmitir as imagens deste obelisco para você! Como cidadão iraquiano, gostaria de agradecer sinceramente a todos aqueles que estiveram envolvidos na escavação, transporte, preservação, proteção e exibição deste Obelisco Negro. Esta história pertence a todo o mundo e à humanidade, não apenas ao Iraque. Viva Mesopotâmia, o berço da civilização!


Osama Ms Amin, formou-se na Bagdad University, College of Medicine e foi o aluno orador da graduação em medicina interna. Ele obteve diplomas de membro dos Royal Colleges of Physicians of Ireland (MRCPI) e Glasgow (MRCP Glasg) e, em seguida, tornou-se certificado em neurologia. Osama é Fellow do American College of Physicians (FACP), Fellow do Royal College of Physicians e Surgeons of Glasgow (FRCP Glasg), Fellow do Royal College of Physicians de Edimburgo (FRCP Edin), Fellow do Royal College of Médicos da Irlanda (FRCPI), Fellow do Royal College of Physicians de Londres (FRCP Lond) e Fellow do Stroke Council da American Heart Association / American Stroke Association (FAHA). Atualmente, ele é Professor Associado Clínico na Escola Clínica da International Medical University, Malásia. Osama publicou mais de 50 artigos em revistas internacionais de neurologia revisadas por pares e 5 livros de autoavaliação para o diploma de membro do Royal Colleges of Physicians do Reino Unido e Irlanda. Ele é editor associado, editor convidado, revisor e ex-editor-chefe de várias revistas internacionais de medicina interna e neurologia revisadas por pares. Osama se interessa muito pela história da Mesopotâmia e sempre tenta tirar fotos de sítios arqueológicos e artefatos em museus, tanto no Iraque quanto no mundo. Ele é um colaborador / membro da equipe da "Medical MasterClass", o braço educacional online do Royal College of Physicians of London, Reino Unido.
























 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...