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segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Relevos da parede: Ashurnasirpal II no Palácio Noroeste

 

Ashurnasirpal II segurando uma tigela, detalhe de um relevo. Observe a expressão facial do rei, capacete, cabelo, brinco, colar, bigode, barba, pulseira de pulso e a tigela que ele segura com a mão direita. Da Sala G, Painel 10, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. Esta sala fazia parte da “Suite Leste”, onde o Rei realizava orações e rituais cerimoniais e apenas os conselheiros de alto escalão e sacerdotes do templo têm acesso a esta sala. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.

“ (Propriedade do) palácio de Assurnasirpal (II), vice-regente de Assur , escolhido de Enlil e Ninurta , amado de Anu e Dagan, arma destrutiva dos grandes deuses, rei forte, rei do universo, rei da Assíria , filho de Tukulti-Ninurta (II), grande rei, rei forte, rei do universo , ... ”

É assim que Assurnasirpal II , um rei severo, descreveu a si mesmo no início de sua “ Inscrição Padrão ”, que foi esculpida horizontalmente nos relevos das paredes do Palácio Noroeste em Nimrud . Um verdadeiro terror do Oriente Médio, Assurnasirpal II esmagou decisivamente qualquer revolta, massacrou rebeldes derrotados e até mesmo queimou crianças e mulheres após um levante; sem coração e sem piedade!

A literatura assíria nos disse que o Palácio Noroeste de Ashurnasirpal II era uma maravilha na época, meados de 9 º século aC. O rei tinha vontade de curtir a arte! No coração do Império Assírio, este palácio foi construído como parte de um plano de renovação em grande escala para reviver a antiga cidade de Nimrud (antigo Kalhu; Calah Bíblico) na Mesopotâmia, atual Iraque. O local se tornou a cidade residencial e administrativa real dos assírios por quase 150 anos.

Como em qualquer outro edifício da época, as paredes eram compostas por tijolos de barro, reforçados com madeira. Em seguida, grossas placas de alabastro cobriram essas paredes como revestimentos esculpidos, representando várias cenas, como um filme ou história em quadrinhos em pedra. As cenas foram esculpidas em baixos-relevos, variando de incisões superficiais a cortes profundos. Na parte superior dessas lajes, uma infinidade de pinturas coloridas de afrescos foram inseridas; o rei experimentou! 


Cabeça de Assurnasirpal II, detalhe de um grande painel de pedra onde o rei foi retratado duas vezes. Da Sala B, Painel 23, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. A Sala B era a “Sala do Trono” e este relevo foi colocado atrás do trono do rei. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.

Como retratar o dono deste palácio, Ashurnasirpal II? Afinal, é um show de um homem só conduzido por um Rei implacável! Os escultores tiveram que trabalhar em estreita colaboração com os arquitetos. Mas, há outro grupo, composto de sacerdotes, adivinhos e mágicos, que teve que estar envolvido! A última equipe teve que garantir que o reino sobrenatural e os espíritos mágicos fossem colocados em seus locais apropriados, para que eles pudessem afastar os males e oferecer a melhor proteção ao Rei e seu Palácio.

A sala 7, no andar térreo do Museu Britânico, faz parte das maravilhosas Galerias Assírias. Se você alguma vez visitar esta sala, deve se considerar parte de algo atemporal. Graças ao grande trabalho de Sir Henry Layard e seus operários, qualquer pessoa de qualquer parte do globo pode desfrutar do perfume da história e apreciar com seus próprios olhos essas surpreendentes obras-primas de Nimrud.


Assíria: Nimrud. Sala 7, Grande Andar, Museu Britânico, Londres. Baixo-relevos de alabastro do Palácio Noroeste em Nimrud decoram esta galeria. Os relevos vieram de diferentes salas do palácio. À esquerda, os relevos têm 2 metros de altura e representam vários rituais cerimoniais realizados por Assurnasirpal II, acompanhado por assistentes reais e vários Apkallus. À direita, os relevos são compostos por 2 registros horizontais ou placas retangulares paralelas, narrando cenas de guerra e caças de leões comandadas pelo rei; o espaço entre esses relevos foi preenchido pela “Inscrição Padrão de Ashurnasirpal II” e foi removido intencionalmente por Sir Henry Layard para diminuir seu peso durante o transporte para a Inglaterra. Foto © Osama SM Amin.

Existem 2 tipos de lajes alojadas na Sala 7. No lado direito, Ashurnasirpal se envolve em cenas de guerra vitoriosas e atividades de caça de leões perigosas; Discutirei isso em outro artigo. Aqui, estarei me dirigindo a uma multidão de cenas cerimoniais rituais e cortesãs de 2 metros de altura do próprio Rei, não dos guardiões e não dos espíritos protetores. É tudo sobre o rei, Assurnasirpal II (reinou de 883-859 aC), e nada além do rei.

O lado esquerdo da galeria é decorado com lajes completas e, às vezes, fragmentos dessas lajes. A imagem do Rei pode ser encontrada 9 vezes. O rei foi retratado duas vezes em uma cena completa dentro de um grande painel de parede de pedra, que foi encontrado atrás do trono. Há um pequeno fragmento em forma de quadrado representando apenas a cabeça do Rei; este foi comprado pelo Museu Britânico. O rei e um assistente real aparecem em um fragmento retangular horizontal de uma grande laje; a parte inferior desta laje está alojada em outro museu. Portanto, toda a imagem do Rei aparece em 6 grandes painéis de parede completos.

Ashurnasirpal II foi retratado em pé (6 vezes) ou sentado. Em uma laje, ele se senta em seu trono em uma cena ritual da corte; esta postura sentada é encontrada apenas uma vez. Duas placas mostram o rei de pé; um conquistador segurando flechas e arco ou segurando um longo bastão real e colocando sua mão no punho de sua espada. Nos painéis restantes, ele parece realizar rituais cerimoniais. Dependendo do tipo de cena, os guardas reais ou atendentes (com seu armamento completo) ficam diante e atrás do rei, às vezes agitando batedeiras. Os espíritos Apkallu devem proteger o meio ambiente; eles podem flanquear imediatamente o rei ou flanquear o grupo do rei e seus guardas reais.

Mais uma vez, é tudo sobre o rei. Não vou postar fotos de “frente completa” de todas as lajes; você pode encontrá-los em toda a internet, com bastante facilidade. Mas, em vez disso, vou me concentrar, usando o que você pode chamar de semicomicroscópio, para destacar pequenos detalhes não reconhecidos do Rei, que tornam este artigo único!

Um mestre escultor inicialmente fez o esboço geral ou incisões na laje. Em seguida, um grupo de diferentes escultores, trabalhando sob a supervisão de artistas principais, trabalhou nas lajes. Isso foi claramente refletido pelas diferentes representações (ou iconografias) do mesmo assunto; por exemplo, os detalhes do rosto e da cabeça de Ashurnasirpal II.

Como muitas pessoas simplesmente assistem às placas rapidamente, o Rei pode aparecer para o público como uma figura que copia e cola. Não, o traje do rei, regalia real, cocar, sandálias e assim por diante, todos parecem esculpidos de forma diferente, com diferentes formas, estilo de cabelo, etc. Por exemplo, a expressão facial do rei pode parecer rígida, cheia de terror, cara de pôquer ou em uma imagem, como se ele estivesse sorrindo!


Chefe de Assurnasirpal II, detalhe de um relevo. Da Sala G, Painel 3, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, atual Iraque. Esta sala fazia parte da “Suite Leste”, onde o Rei realizava orações e rituais cerimoniais e apenas os conselheiros de alto escalão e sacerdotes do templo têm acesso a esta sala. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.

Os escultores “tiraram diferentes fotos” do Rei, em dias e ocasiões diferentes, e as colocaram em um álbum de imagens de pedra. Apesar de estarem fora de contexto aqui no Museu Britânico, esses relevos sem dúvida causam uma impressão duradoura nos visitantes hoje, como no passado. Que talento!

Ao ver as imagens, faça mais do que apenas assistir; passe algum tempo, escaneie os detalhes, compare-os com outras imagens do mesmo assunto e absorva o conteúdo! Por exemplo, o rosto e a cabeça do rei, observe a expressão facial geral, a posição da mandíbula, olhos, cabelo do couro cabeludo, bem como seu estilo e disposição, a barba, o bigode, o bordado da vestimenta, etc.


O rei foi retratado do lado esquerdo. Ele usa um colar com símbolos divinos; da esquerda para a direita, Sin, Shamash, Ashur e Ishtar. O braço esquerdo do rei está sob uma elegante vestimenta, que cobre o ombro esquerdo, como uma corda. Ele usa uma pulseira com uma roseta e segura uma maça (símbolo de autoridade). Duas adagas dentro de suas bainhas foram enfiadas na cintura. O vestido era primorosamente esculpido com motivos de rosetas. A disposição dos componentes desta parte do relevo representada em um espaço tridimensional muito talentoso. Detalhe de um grande relevo da Sala B, Painel 23, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, atual Iraque. A Sala B era a “Sala do Trono” e este relevo foi colocado atrás do trono do rei. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.

No final da minha visita, afastei-me, pois estava exausto. Um jovem britânico (seu sotaque era claramente diagnóstico) com uma jovem de cinco ou seis anos entrou e observou as lajes. Suas palavras foram gravadas em minha mente; ele disse a esta garota:


“Você vê esses homens gigantescos e criaturas voadoras? Lembre-se de quando seu pai, um soldado, disse a você que serviu vários meses no Iraque ... estes vieram do Iraque ... muitos, muitos anos atrás ... uma grande civilização e um grande povo ”.

Aproveite as imagens!

“A moda desbota, o estilo é eterno”,  Yves Saint Laurent.


Chefe de Assurnasirpal II, detalhe de um relevo. Da Sala G, Painel 25, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. Esta sala fazia parte da “Suite Leste”, onde o Rei realizava orações e rituais cerimoniais e apenas os conselheiros de alto escalão e sacerdotes do templo têm acesso a esta sala. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


Ashurnasirpal II segurando uma tigela, detalhe de um relevo. Observe a expressão facial do rei, capacete, cabelo, brinco, colar, bigode, barba, pulseira, braceletes, punhais e a tigela que ele segura com a mão direita. A mão esquerda segura um longo bastão real. O traje do rei é excelente. O que é incomum nesta cena é que o assistente real do rei é “mais alto” do que o próprio rei! Da Sala G, Painel 10, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. Esta sala fazia parte da “Suite Leste”, onde o Rei realizava orações e rituais cerimoniais e apenas os conselheiros de alto escalão e sacerdotes do templo têm acesso a esta sala. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


Chefe de Assurnasirpal II. O rei segura flechas (e um arco, não mostrado); ele foi descrito como um conquistador. Da Sala G, Painel 6, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. Esta sala fazia parte da “Suite Leste”, onde o Rei realizava orações e rituais cerimoniais e apenas os conselheiros de alto escalão e sacerdotes do templo têm acesso a esta sala. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.



Como o rei foi retratado do lado direito, o colar que ele usa na parte superior do peito foi obscurecido pelo membro superior direito; apenas parte do colar com o símbolo da deusa Ishtar aparece. Na parte inferior do pescoço, existe um colar de duas contas. Observe as rosetas bordadas no vestido e as franjas da vestimenta. Uma braçadeira aparece logo acima da articulação do cotovelo direito. A barba do rei é espessa e há camadas horizontais de cachos. Detalhe de um grande relevo. Da Sala B, Painel 23, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. A Sala B era a “Sala do Trono” e este relevo foi colocado atrás do trono do rei. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


Assurnasirpal II está de pé e é flanqueado por dois Apkallus com cabeça de águia (não mostrado). Este detalhe do alsb mostra que o rei usa um colar pendurado na parte superior do peito e carregando 5 símbolos divinos; da esquerda para a direita, Adad, Ashur, Shamash, Sin e Ishtar. Na parte inferior do pescoço, existe um colar de duas contas. Observe a margem com franjas da vestimenta (corda). As duas alças das adagas também aparecem à esquerda, onde foram enfiadas na cintura. Detalhe de um grande relevo. Da Sala F, Painéis 4, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. A Sala F (que ficava ao lado da Sala do Trono B) era um lugar para o rei descansar, antes ou depois de encontrar pessoas na Sala do Trono. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


Duas adagas dentro de suas bainhas estavam enfiadas na vestimenta real com franjas obliquamente pendentes. O bordado é interessante. Dois animais (cabra ou veado) estão se aproximando de uma palmeira; esta “cena foi comumente encontrada, esculpida em muitos marfins de Nimrud ( veja esta imagem minha de uma placa de marfim de Nimrud no Museu Sulaymaniyah ). Da Sala G, Painel 10, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. Esta sala fazia parte da “Suite Leste”, onde o Rei realizava orações e rituais cerimoniais e apenas os conselheiros de alto escalão e sacerdotes do templo têm acesso a esta sala. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


Detalhe da vestimenta real de Assurnasirpal II. Existem 2 faixas curvas de bordado. O superior é mais largo que o inferior e foi bordado com meias rosetas e suas pétalas. Na faixa inferior, e à esquerda, podemos reconhecer um grande pássaro (parece ser uma águia?) Estendendo as asas diante de uma figura em pé (humano?) Que estende os braços para se aproximar daquele pássaro; à direita, um animal em pé / caminhando (leão?) é encontrado. Observe as franjas pendentes. Detalhe de um relevo. Da cabeceira da Sala S, Painel 3, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, atual Iraque. A Sala S era a área privada do Rei e fazia parte da “Suite Sul”. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


Detalhe do trono de Assurnasirpal II. Este trono era feito de um tipo especial de madeira (pode ser cedro). A cabeça de um carneiro (ou bezerro) decora ambos, a frente e as costas do assento do trono. Acima, pode-se reconhecer uma almofada, forrada com um tecido bordado com motivos hexagonais. O rei se senta no trono e seu pé esquerdo (calçando uma sandália) repousa sobre um banquinho; as pernas do banquinho têm a forma de uma pata de leão. As cabeças dos carneiros não têm inscrições cuneiformes (para destacar seus detalhes maravilhosos). Os tronos eram incrustados com marfim esculpido e pedras preciosas. Da Sala G, Painel 3, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, atual Iraque. Esta sala fazia parte da “Suite Leste”, onde o Rei realizava orações e rituais cerimoniais e apenas os conselheiros de alto escalão e sacerdotes do templo têm acesso a esta sala. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


Pé direito de Ashurnasirpal II. Ele usa uma sandália. Sandálias eram o tipo de calçado mais comum na antiga Mesopotâmia. Observe as 3 tiras do meio do pé proximais, a única tira do dedão do pé distal, a altura do calcanhar e a altura da sola da sandália. Em torno da proeminência óssea do tornozelo (maléolo medial), há uma faixa circular em forma de cordão que se estende até as tiras do meio do pé; isso pode ser parte das tiras da sandália ou uma veia superficial da pele. O formato geral da sandália é diferente do anterior (na imagem anterior). Detalhe de um grande relevo. Da Sala B, Painel 23, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. A Sala B era a “Sala do Trono” e este relevo foi colocado atrás do trono do rei. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


Cocar de Ashurnasirpal II. É um gorro cônico, mais estreito no topo, que possui uma pequena saliência cônica central pontiaguda. A tampa é envolvida por um turbante. Na parte de trás do boné, um pedaço longo e estreito de tecido bordado é atacado e pende até o meio das costas. O toucado é denominado “polos” e o tecido que o acompanha é denominado “lapets”. As polos do rei cobrem a cabeça, deixando ambas as orelhas claramente reconhecidas. O cabelo do couro cabeludo na área frontal é óbvio abaixo da margem inferior do boné / turbante. Observe como foi feito o nó das lapelas e a disposição dos cabelos do couro cabeludo, logo em frente à orelha esquerda. Da Sala F, Painéis 4, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. A Sala F (que ficava ao lado da Sala do Trono B) era um lugar para o rei descansar, antes ou depois de encontrar pessoas na Sala do Trono. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


Duas placas de alabastro, talhadas em baixo relevo; altura 236,22 cm. Eles retratam uma magnífica cena formal do tribunal. Assurnasirpal II está sentado em seu trono. Suas pernas e pés (usando sandálias) repousam sobre um banquinho. O Rei segura uma tigela cerimonial (cheia de vinho ou outro tipo de fluido) com a mão direita; seu braço e mão esquerdos repousam em sua coxa esquerda. Três atendentes reais estão diante (um) e atrás do Rei (dois). Dois deles estão agitando bigodes de mosca, de modo que nada, nem mesmo pequenas criaturas zumbindo no ar, possam perturbar a tranquilidade do rei. O atendente diante do rei segura uma tigela e oferece vinho ao rei; ele não carrega nenhuma arma. Os dois assistentes atrás do rei empunham suas armas reais (espada, arco, aljavas e flechas); o mais distante segura uma maça com a mão direita. A cena é flanqueada por dois Apkallus com cabeça humana e alados (não mostrados) para afastar os maus espíritos. Da Sala G, Painéis 2 e 3, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, Iraque dos dias modernos. Esta sala fazia parte da “Suite Leste”, onde o Rei realizava orações e rituais cerimoniais e apenas os conselheiros de alto escalão e sacerdotes do templo têm acesso a esta sala. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.


 imagem que mostra o relevo da parede completo e em frentepara concluir o artigo. O rei fica de pé majestosamente, virado para a esquerda em uma aparência e olhos aterrorizantes, descansando a mão esquerda no punho da espada, segurando um bastão real com a mão direita e vestindo a vestimenta real maravilhosa completa (bordado indescritível) e acessórios. A imagem fala em nome de seu dono! O relevo foi flanqueado por dois Apkallus (esses dois relevos Apkallu agora estão alojados em Nova York e New Haven). Observe os traços das cores vermelho e preto nas sandálias do rei. Da cabeceira da Sala S, Painel 3, o Palácio Noroeste em Nimrud (antigo Kalhu), Mesopotâmia, atual Iraque. A Sala S era a área privada do Rei e fazia parte da “Suite Sul”. Período Neo-Assírio, 865-860 AC. Instalado no British Museum, em Londres. Foto © Osama SM Amin.









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