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quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

 

Hanukkah 2021

28 de novembro de 2021

O festival comemora tanto a rededicação 164 aC do Segundo Templo em Jerusalém após sua profanação pelo reino selêucida, quanto o restabelecimento da liberdade religiosa para o povo judeu após um período de dura repressão. 
Hanukkah ("dedicação" em hebraico) é celebrado este ano desde o pôr do sol no domingo, 28 de novembro, até o pôr do sol na segunda-feira, 6 de dezembro de 2021. O festival comemora a rededicação do Segundo Templo em Jerusalém, em 164 aC, após sua profanação pelo governante selêucida Reino (grego da Síria), sob Antíoco IV - e o restabelecimento da liberdade religiosa para o povo judeu após um período de dura repressão. O sucesso da revolta popular liderada por Judah Maccabee e seus irmãos tem, desde então, simbolizado a luta do povo judeu por, e conquista de, sua liberdade e liberdade como uma nação contra todas as adversidades. Chanucá não é um feriado legal em Israel; escritórios, lojas e transporte público funcionarão normalmente; escolas, porém, serão fechadas.  
O festival é observado por oito noites e dias, começando no dia 25 de Kislev de acordo com o calendário hebraico, que pode ocorrer a qualquer momento do final de novembro ao final de dezembro no calendário gregoriano. 
O festival é observado acendendo-se as velas de um candelabro com nove ramos, chamado menorá (ou hanukkiah). Um ramo é normalmente colocado acima ou abaixo dos outros e sua vela é usada para acender as outras oito velas. Cada noite, uma vela adicional é acesa pelo shamash até que todas as oito velas sejam acesas juntas na noite final do festival.

Antecedentes históricos de Chanucá

Em 200 AEC, o Rei selêucida, Antíoco III, conquistou a Terra de Israel e a incorporou ao seu reino. Embora nem ele, nem seu filho e sucessor, Seleuco IV, impusessem sua cultura helenística aos judeus, seu segundo filho, Antíoco IV, que ascendeu ao trono em 175 AEC, instituiu - com a aceitação e apoio ativos de muitos judeus - um política de helenização forçada e decretou políticas severas contra os judeus que se recusaram a adotar a cultura helenística. Sob Antíoco IV, os judeus foram forçados a comer carne de porco, e a observância do sábado e a circuncisão foram punidas com a morte. Em 167 AEC, o Templo foi profanado e dedicado ao deus grego Zeus, e se tornou o centro de um culto de adoração a ídolos.
Em 165 aC, uma revolta popular - liderada por Mattathias, um padre idoso da cidade de Modi'in (a leste de Lod), e seus cinco filhos - irrompeu contra o governo selêucida. Matatias morreu logo depois, e foi sucedido por seu terceiro filho, Judá, também conhecido como Judá Macabeu. Após uma brilhante campanha de guerrilha - bem como várias vitórias sobre exércitos selêucidas regulares muito maiores - as forças de Judá libertaram Jerusalém no inverno de 164 AEC. O Templo foi limpo e, no dia 25 do mês hebraico de Kislev, rededicado.
Naquela época, de acordo com a tradição rabínica, quando os homens de Judá buscavam reacender a menorá do Templo, ou candelabros, apenas um dia de azeite puro e puro foi encontrado, mas a quantidade limitada de óleo milagrosamente queimada pelos oito dias necessários para novos óleo a ser prensado. Assim, o feriado de Hanukkah comemora a libertação de Jerusalém e a rededicação do Templo, e o milagre do óleo. Em uma das bênçãos (veja abaixo) recitadas todas as noites, o povo judeu louva a Deus "que fez milagres por nossos ancestrais naquela época". 

Observância de Chanucá

O principal elemento da observância do Hanukkah é o acendimento da menorá de oito braços (ou hanukkiah) no final da tarde, mas não antes de o sol começar a se pôr ou à noite. Na primeira noite, uma vela (ou lamparina) é acesa, com outra sendo acrescentada a cada noite sucessiva até a oitava noite, quando todas as oito velas (ou lamparinas) são acesas. Uma luz extra (o shamash) se destaca das outras e é usada para iluminá-las. Bênçãos especiais são ditas ao acender a menorá, que tradicionalmente é colocada em uma janela ou porta de onde ficará visível do lado de fora - para divulgar o milagre do óleo. É comum comer alimentos fritos em óleo - normalmente donuts com geleia ou panquecas de batata - durante o Chanucá.  
Além disso, as crianças recebem topos de quatro lados como brinquedos. Na Diáspora, os lados trazem as letras hebraicas que formam a sigla: "Um grande milagre aconteceu ali". Em Israel, os lados trazem as letras hebraicas que formam a sigla: "Um grande milagre aconteceu aqui." No Estado de Israel, o Hanukkah é marcado por uma passagem da tocha de Modi'in para Jerusalém e menoresás gigantes também são acesas em praças públicas.
Hanukkah é marcada por orações especiais e leituras bíblicas em sinagogas, bem como por um suplemento especial para a bênção regulares após as refeições.  "Ministério das relações Exteriores de Israel"

O Status de Jerusalém


Março de 1999

Jerusalém, o coração e a alma do povo judeu, desempenha um papel central na cultura, história e religião judaica. Desde 1004 AEC, quando o Rei Davi estabeleceu Jerusalém como a capital da nação judaica, tem permanecido uma presença judaica constante e duradoura na cidade. Além disso, a liturgia, música, literatura e poesia judaicas estão repletas de referências a Jerusalém, ou "Sião", o nome bíblico da cidade.

Cidade sagrada para três grandes religiões, Jerusalém é o lar de uma concentração única de locais religiosos. Desde que a cidade foi reunificada sob a soberania israelense em 1967, o Estado de Israel conseguiu proteger os direitos de todos os grupos religiosos de gozar da liberdade de culto e restaurou e reconstruiu locais sagrados cristãos, muçulmanos e judeus. Na verdade, em nenhum outro momento da história os adoradores de todas as religiões desfrutaram de tal grau de liberdade religiosa.

I. A reivindicação judaica de Jerusalém está enraizada em 3.000 anos de história

R. Jerusalém tem estado no centro da consciência judaica por mais de três mil anos, mesmo antes de o Rei Davi torná-la a capital de seu reino em 1004 AEC. Eventos bíblicos como a amarração da escada de Isaque e Jacó têm sido tradicionalmente ligados a Jerusalém. Nenhuma outra cidade desempenhou um papel tão predominante na história, cultura e religião de um povo como Jerusalém para os judeus. 'Jerusalém', ou 'Sião', é mencionado mais de 800 vezes na Bíblia Judaica.

B. Por toda a Diáspora, Jerusalém sempre permaneceu em primeiro lugar nos pensamentos do povo judeu, quando eles se voltaram para Sião três vezes ao dia em oração. Rituais diários como graça após as refeições ou cerimônias especiais como as bênçãos do casamento 'Sheva Brachot' estão repletos de referências ao anseio do povo judeu por sua antiga capital. Nos feriados e festivais, os judeus de todo o mundo se despedem uns dos outros com a tradicional despedida "Ano que vem em Jerusalém!".

C. A independência judaica na terra de Israel, que terminou em 70 EC e foi renovada em 1948, marca o mais longo período de soberania sobre Jerusalém por qualquer nação. Nenhuma outra nação pode reivindicar uma existência política tão longa na história registrada desta cidade única.

D. Durante todos os períodos de domínio estrangeiro sobre Jerusalém - Romano (70 DC - 324), Bizantino (324 - 614), Persa (614 - 640), Árabe (640 - 1099), Cruzado (1099 - 1291), Mameluco ( 1291 - 1516) e turco otomano (1516 - 1918) - os judeus foram perseguidos, massacrados e submetidos ao exílio. Apesar disso, a presença judaica em Jerusalém permaneceu constante e duradoura.

E. Os judeus sempre escolheram se estabelecer em Jerusalém. Desde 1840, os judeus constituem o maior grupo étnico da cidade e detêm uma maioria ininterrupta em Jerusalém desde a década de 1860.

II. A reivindicação judaica de Jerusalém como sua capital é única

R. Sempre houve um consenso nacional em Israel sobre a situação de Jerusalém. Desde a reunificação da cidade em 1967, todos os governos israelenses declararam sua política de que Jerusalém unida, a capital eterna de Israel, é uma cidade indivisível sob a soberania israelense e que o livre acesso aos lugares sagrados e a liberdade de culto continuarão sendo garantidos a todos os membros religiões.

B. Apenas duas vezes Jerusalém serviu como capital nacional - a capital dos reinos bíblicos de Israel e da Judéia antes da destruição romana de 70 EC, e a capital do moderno Estado de Israel desde o renascimento do Estado judeu em 1948.

C. Além do povo judeu, nenhuma outra nação ou estado que ganhou soberania política sobre a área fez de Jerusalém uma capital. Os impérios árabe e mameluco escolheram governar de Damasco, enquanto o governante otomano residia em Constantinopla. Além disso, nenhum desses impérios concedeu a Jerusalém o status de capital de distrito.

III. Historicamente, Jerusalém é uma cidade unida

A. A ocupação de dezenove anos de Jerusalém oriental - a única vez em que a cidade foi dividida - foi o resultado de um ataque não provocado seguido por uma anexação não reconhecida:

- Em 14 de maio de 1948, após o término do mandato britânico, Israel proclamou sua independência. Imediatamente após a proclamação de Israel, os países árabes vizinhos atacaram o estado incipiente. A Legião Árabe sitiou o bairro judeu da Cidade Velha de Jerusalém.

- Em 28 de maio de 1948, a Legião Árabe invadiu o Bairro Judeu e Jerusalém oriental, enquanto Israel se manteve nos bairros ocidentais da cidade, povoados por judeus. Jerusalém foi dividida pela primeira vez em sua história.

- Em 1950, a Transjordânia anexou a Cisjordânia e Jerusalém, em um ato que não foi reconhecido pela comunidade mundial (exceto por dois países), nem pelos demais estados árabes.

B. Em 5 de junho de 1967, um ataque árabe não provocado foi lançado nos bairros ocidentais de Jerusalém, povoados por judeus. O bombardeio indiscriminado de artilharia danificou locais religiosos, hospitais e escolas em toda a linha do armistício de 1949; a sede da ONU ao sul de Jerusalém foi tomada e tropas inimigas começaram a entrar nos bairros judeus próximos.

C. As Forças de Defesa de Israel repeliram a invasão e, em 7 de junho, retomaram a Cidade Velha, reunindo Jerusalém. O arame farpado e as barreiras de concreto que dividiram Jerusalém foram finalmente derrubados, e a lei, jurisdição e administração israelenses foram estendidas aos bairros orientais da cidade.

D. Jerusalém é e sempre foi uma cidade indivisa, exceto por este período de 19 anos. Não há justificativa para que este curto período seja visto como um fator determinante do futuro da cidade e negue 3.000 anos de unidade.

4. Não há base para um status de 'Corpus Separatum' para Jerusalém

R. Não há base no direito internacional para a posição que apóia o status de 'Corpus Separatum' (entidade separada) para a cidade de Jerusalém. Esse conceito teve origem em uma proposta contida na Resolução 181 da Assembleia Geral da ONU , de novembro de 1947, que tratava da divisão do Mandato Britânico da Palestina. Recorde-se que se tratava de uma proposta não vinculativa, que nunca se concretizou, tornando-se irrelevante quando os Estados árabes rejeitaram a Resolução da ONU e invadiram o incipiente Estado de Israel.

B. Nunca houve qualquer acordo, tratado ou entendimento internacional que aplique o conceito de 'Corpus Separatum' a Jerusalém.

C. Por essas razões, Israel vê a solução do 'Corpus Separatum' como nada mais do que uma das muitas tentativas históricas inadequadas feitas para examinar possíveis soluções para o status da cidade.

V. Árabes de Jerusalém e as negociações Israel-Palestina

R. Imediatamente após a reunificação de Jerusalém por Israel em 1967, os residentes árabes de Jerusalém receberam a cidadania israelense plena, embora a maioria tenha se recusado a aceitá-la.

B. No entanto, aqueles que optaram por não aceitar a cidadania israelense, retêm o direito, como residentes da cidade, de participar das eleições municipais e desfrutar de todos os benefícios econômicos, culturais e sociais oferecidos aos cidadãos israelenses, como fundos de saúde de Israel e serviços de seguridade social e adesão à Federação do Trabalho de Israel.

C. O direito civil dos árabes palestinos de manter suas próprias instituições não políticas humanitárias, educacionais e sociais foi reiterado por Israel durante as negociações israelense-palestinas.

D. No entanto, de acordo com a Declaração de Princípios Israel-Palestina de 1993 - a base das negociações atuais - as instituições políticas da autoridade autônoma palestina não devem operar na cidade.

VI. O Consenso Israelense sobre Jerusalém -
Culturalmente Diversa - Politicamente Unida

O status de Jerusalém como a capital permanente do Estado de Israel foi reiterado por todos os governos de Israel desde o estabelecimento do Estado em 1948:

R. Em 1949, o primeiro primeiro ministro de Israel, David Ben-Gurion, agiu para reconstituir a sede do governo em Jerusalém, e o Parlamento de Israel, o Knesset, foi convocado novamente na cidade em dezembro daquele ano.

B. Após a reunificação de Jerusalém durante o curso da Guerra dos Seis Dias de 1967, junto com a extensão da jurisdição e administração israelense sobre Jerusalém oriental, o Knesset aprovou a Lei de Preservação dos Lugares Santos de 1967, que garantiu proteção e liberdade de acesso a os locais sagrados da cidade.

C. Em 1980, o Knesset legislou a ' Lei Básica: Jerusalém, Capital de Israel ', que reafirma a posição de que "Jerusalém, completa e unida, é a capital de Israel" e a sede de seus principais corpos governantes. Também reitera o compromisso de Israel em proteger os lugares sagrados e desenvolver a cidade.

D. Em 28 de maio de 1995, o então primeiro-ministro Yitzhak Rabin declarou: "Em 1980, o Knesset aprovou a Lei de Jerusalém. Todos os governos de Israel, incluindo o atual governo, estiveram totalmente confiantes de que o que foi determinado em 1967, o que foi legislado em 1980, transformando Jerusalém em uma cidade unificada sob a soberania israelense, a capital de Israel, o coração do povo judeu - são fatos que durarão por toda a eternidade ”.


O status de Jerusalém é único. Política e espiritualmente, Jerusalém foi, é e sempre será a capital do povo judeu. No entanto, ao mesmo tempo, ele desempenha um papel significativo na identidade religiosa de centenas de milhões de crentes nas religiões monoteístas. O mundo árabe vê Jerusalém como um - embora não o mais significativo - de seus lugares sagrados. Além disso, embora quase três quartos dos cidadãos de Jerusalém sejam judeus, muitos árabes palestinos também chamam a cidade de seu lar. Por essas razões, Israel concordou em abordar as questões relacionadas a Jerusalém na fase de status permanente das negociações de paz atuais.

Em conclusão, à luz do significado único que a cidade de Jerusalém tem para o povo judeu, o governo israelense reiterou consistentemente sua posição de que, embora os direitos religiosos e culturais de todas as comunidades da cidade devam ser garantidos - Jerusalém é e continuará sendo a capital do Estado de Israel, indivisa, sob soberania exclusiva de Israel. "Ministério das relações exteriores de Israel"

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