Translate

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

O nome Lúcifer não existe no original Bíblico.

🌹O nome Lúcifer não existe no original Bíblico.🌹

Etimologia:⤵️

Lúcifer (do latim, lucifer, "portador da luz") é um termo de origem latina para o planeta Vênus que aparece nas traduções da Bíblia Vulgata de São Jerônimo. Século IV. Vulgata quer dizer: edição, tradução ou leitura de divulgação popular. Que foi usado pela igreja romana durante muito séculos. O substantivo Lúcifer ("portador da luz") vem da junção das palavras em latim lux (luz) e fero (carregar). Ele provêm da Vulgata, versão latina da Bíblia, e aparece em algumas traduções da Bíblia em língua portuguesa e na versão do Rei Jaime onde é citado como "o brilhante, estrela da manhã, Lúcifer".

➡️Na Bíblia Hebraica  o termo é Hilel Ben Shachar, Filho d” Alva, “O que brilha” e na Tradução da Septuaginta grega (Bíblia Grega- tradução dos escritos hebreus para a língua grega [LXX]) como heōsphoros (ἑωσφόρος), que significa "o que traz o anoitecer", "o que leva a luz”.
Na verdade, houver uma confusão na tradução por Jerônimo feita a respeito do nome “Lúcifer.
Por incrível que pareça, o nome “Lúcifer” não existe em parte alguma da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse. O que existe é a EXPRESSÃO “estrela da manhã”, de Isaías 14:12: “Como caíste desde o céu, ó ESTRELA DA MANHÃ [Hêlil, no hebraico], filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!”
➡️Ora, a confusão é tamanha, que Jerônimo em sua tradução da Bíblia Vulgata Latina, e na Edição da Vulgata Clementina de 1592, traduziu a Epistola de 2 Pedro capitulo 1, versículo 19 a expressão “estrela da manhã” como “lucífer”.

Bíblia Vulgata⤵️

Et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris. 2 Pedro 1:19

Agora veja a Tradução da Bíblia Almeida Fiel⤵️

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 2 Pedro 1:19
Analisando todo contexto, Acha mesmo que Pedro está dizendo que o Diabo (Lúcifer) nascerá nos corações dos cristãos? Risos! Mas é claro que não! Aqui Pedro falava de Jesus a verdadeira Estrela da manhã.

➡️Vejamos agora, como Jerônimo traduziu apocalipse 2:28; 22:16.

Bíblia Vulgata⤵️

Sancto inspirati, locuti sunt sancti Dei homines.
sicut et ego accepi a Patre meo : et dabo illi stellam matutinam. Ap.2:28

Ego Jesus misi angelum meum testificari vobis hæc in ecclesiis. Ego sum radix, et genus David, stella splendida et matutina. Ap.22:16

☑️stellam matutinam - tradução: Estrela da Manhã.

☑️Stella Splendida et matutina – tradução: A esplendida Estrela da Manhã.

Referência de Traduções da Epistola de 2 Pedro 1:19⤵️

📌Bíblia de Jerusalém — Temos, também, por mais firme a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em recorrer como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que raie o dia e surja a estrela d'alva em nossos corações.
📌King James — Sendo assim, temos ainda mais concreta a Palavra dos profetas, e fazeis muito bem em prestar atenção a ela, como a uma candeia que brilha nas trevas, até que todo o dia se ilumine e a estrela da alva nasça em vossos corações.

📌Bíblia Peschitta — Nós temos também uma palavra mais segura quanto à profecia; posto que fazeis bem em prestardes atenção, como uma Luz que resplandece num lugar escuro, até que o dia possa alvorecer, e a Estrela do Dia torne a surgir em vossos levavot.

📌Tradução monges maredsous — Assim demos ainda maior crédito á palavra dos profetas, á qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a Estrela da Manhã se levante em vossos corações.

➡️Para terminar uma pequena história de São Lúcifer Calaritano. (Santo da Igreja Católica)⤵️

Nascido no séc. IV, na Itália, foi consagrado bispo de Cagliari na Sardenha e ficou muito conhecido pela sua oposição ferrenha ao arianismo, uma visão cristológica antitrinitariana sustentada pelos seguidores de Ário, presbítero cristão de Alexandria nos tempos da Igreja primitiva.
No Concílio de Milão em 354, São Lúcifer defendeu Atanásio de Alexandria e se opôs a arianos poderosos, o que fez o imperador Constantino II, simpatizante dos arianos, confiná-lo por três dias no palácio. Durante seu confinamento, Lúcifer debateu tão veementemente com o imperador que ele acabou por ser banido, primeiro para a Palestina e, depois, para Tebas, no Egito. Intransigente, tornou-se inimigo de Jerônimo.
Também conhecemos a história de São Lúcifer através dos escritos de Ambrósio, Agostinho e Jerônimo, que se referem aos seguidores de São Lúcifer como luciferianos, uma divisão que surgiu no início do século V.
No calendário católico, a festa de São Lúcifer ocorre em 20 de maio. Em sua homenagem, foi construída uma capela na Catedral de Cagliari e Maria Josefina Luísa de Savóia, rainha consorte e esposa de Luís XVIII da França, está enterrada lá.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

ESTUDO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL

Pentecostalismo - William Seymour e Charles Fox Parhan



📍O movimento pentecostal teve origem no início do século XX.



↪️William J. Seymour, pastor inciador do movimento Pentecostalismo.

William J. Seymour (1870-1922). Apesar de todo o contexto de segregação racial, Seymour frequentou, em 1901, as reuniões de oração no Colégio Bíblico Betel, no Kansas, onde Charles Parhan (1873-1929) pregava a glossolalia.

O movimento iniciado por Seymour alcançou grande e rápida repercussão na imprensa e foi amplamente condenado pelos teólogos liberais. No entanto, apesar das críticas direcionadas a esse movimento, devido à quebra da ortodoxia e ao desrespeito às liturgias tradicionais, o movimento da Rua Azusa cresceu, expandindo-se não só pelos EUA, mas também para o restante do mundo, principalmente para a América Latina.

Baseando-se nos textos bíblicos, principalmente no livro de Atos, que narrou os primeiros momentos da igreja cristã e no qual podemos ler a experiência espiritual coletiva vivida pelos cristãos primitivos por ocasião da festa de Pentecostes. Tomados pelo Espírito Santo, os presentes à reunião se puderam a falar em línguas.

Mas cada um ouvia o evangelho em sua língua originária.

Desta forma, nós, cristãos nos vemos como peregrinos em um mundo hostil, mas responsáveis por pregar o evangelho até que o Messias retornasse.

Rapidamente o Movimento do Pentecostalismo no Século XX, ganhou adeptos fervorosos justamente por ter sido entendido como um sinal de avivamento espiritual, mas também pelo espaço que foi reservado nessas comunidades aos negros e mais especificamente entre a população feminina.

Nos cultos pentecostais, que se caracterizavam pela flexibilidade litúrgica e pelos intensos cantos religiosos, era comum a presença de mulheres profetizando e falando em línguas, sendo consequentemente consideradas pela comunidade em uma posição de liderança espiritual devido ao desenvolvimento dos seus dons espirituais.

Apesar de todo avivamento espiritual desencadeado inicialmente pelo Pentecostalismo e pela sua difusão entre os apoiadores dos movimentos de contracultura, ele não manteve a sua unidade inicial, fragmentando-se em uma série de comunidades religiosas que se dividiram em virtude de questionamentos doutrinários.

Podemos identificar, então, três orientações doutrinárias básicas:



📍Santidade Wesleyana: Deu origem à Igreja de Deus em Cristo (IDC) e à Igreja Pentecostal Internacional de Santidade (IPIS)



📍Vida Superior: Surgiu a Igreja do Evangelho Quadrangular



📍Unitários: Estão ligadas algumas igrejas como a Assembleia de Deus e a Congregação Cristã



Em uma tentativa de manter alguma unidade e práticas colaborativas, as igrejas pentecostais se reuniram na Conferência Mundial Pentecostal, pela primeira vez, na Suíça em 1947.



A contracultura avançou ainda mais nas décadas de 1970 e 1980. Estimulou alguns grupos protestantes, principalmente os pentecostais, a produzirem uma religiosidade mais próxima das demandas de uma sociedade que encorajava os indivíduos a explorarem novos caminhos e que se opunham a uma visão tradicional da sociedade. Para alguns religiosos, incentivava a busca por uma uniformidade comportamental.



📍Neo pentecostalismo



Foi nesse contexto de avanço da contracultura e das mudanças contextuais geradas pelo fim da Guerra Fria que surgiu o movimento neo pentecostal.



Não há um consenso quanto a origem deste movimento que, sabe-se, teve início nos EUA e espalhou-se por toda a América Latina.



📍Neo pentecostalismo no Brasil



No Brasil, o Neo pentecostalismo pode ser representado por igrejas como:

📌 Igreja Universal do Reino de Deus;

📌 Igreja Internacional da Graça de Deus;

📌Igreja Renascer em Cristo;

📌Igreja Mundial do Poder de Deus;

📌Igreja Apostólica Fonte da Vida;

📌 Ministério Nova Jerusalém;

📌Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo;

📌Ministério Internacional da Restauração;

📌Sara Nossa Terra;

📌Comunidade Cristã Paz e Vida e muitas igrejas dissidentes.



↪️O tema do Neo pentecostalismo no Brasil ainda precisa ser visitado por historiadores e teólogos, não sendo possível, portanto, construirmos aqui um quadro muito preciso acerca destas comunidades religiosas que apresentam práticas e símbolos comuns, mas que sustentam diferenças ritualísticas.

De uma forma geral, podemos elencar aqui algumas características comuns:

A revelação do Espírito Santo é fundamental para que o

fiel exerça plenamente a sua espiritualidade expressa no desenvolvimento do dom de glossolalia e da profecia;

O caráter apostólico do movimento neo pentecostal, já que a liderança religiosa é exercida por um pastor que ganha o título de apóstolo ou missionários presidentes e representa a sua igreja em nível nacional e mundial;

O uso maciço que as igrejas neo pentecostais fazem de meios de comunicação variados dominando sistemas de televisão, editoras, jornais e agora, redes sociais, sites, blogs etc., o que lhes garante um amplo espaço de divulgação e de captação de fieis e cria o fenômeno dos chamados “pastores eletrônicos”;

Um amplo movimento de sincretismo religioso, já que seus rituais religiosos possuem similaridades com aqueles que caracterizam as religiões africanas, o que lhes rende amplas críticas por parte dos setores tradicionais e pentecostais do protestantismo. Isto porque os grupos neo pentecostais entendem o mundo a partir de uma batalha espiritual

entre Deus e o diabo, sendo necessário, portanto, que os fiéis estivessem preparados para ela portando símbolos sagrados ungidos com óleo sagrado em ritos específicos; e

As chamadas “doutrina da prosperidade” e da “confissão positiva”, entendendo que a pobreza, a doença e outros percalços humanos são oriundos de uma maldição, de uma vida pecaminosa ou da falta de fé.

Desta forma, seria necessário ao crente aprimorar o exercício da sua vida espiritual, aplicando-se ainda mais nos rituais religiosos e contribuindo financeiramente para a comunidade eclesiástica. Quanto mais fiel for o crente, mais riquezas ele alcançará em sua vida material e conservará a sua saúde física, emocional e espiritual.

NEO-PENTECOSTALISMO (NOVO PENTECOSTE)

🌹Na companhia dos irmãos de José do Egito.
↪️Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Salmos 23:5
Em certa Igreja - disse um irmão: Só prega aqui quem tem sapato de fogo, canela de enxofre e língua de trovão. Remetem o movimento do neo pentecostalismo, atribuindo-lhe unção. Será que os trangeitos, como engrossar a voz, dá pulinhos,rodar, correr pra lá e, pra cá, marchar, da soco e chute no ar, adivinhações e algaravias, é unção do Espirito do Senhor? Ter unção é deixar de fazer uma interpretação correta e limpa do texto Bíblico? O meu filho Kauê de 11 anos saberia fazer toda essa linguagem personal do movimento do oba oba. Seguindo em frente com a minha argumentação, pergunto: - De onde virá a nossa fé? Das muitas línguas? Da minha própria unção? Do meu movimento? - Ou virá da palavra de Deus (Bíblia). Será que todo pregador da revelação de Deus tem que pular, berrar, correr, cair e, até usar a chamada unção de paletó, do cuspe, apenas para agradar aquele (a) dirigente de determinada denominação. Será isso realmente agradável ao Senhor? Creio que não! Suponho que em certas igrejas, onde o homem é o eixo da unção, da inspiração, não terá lugar para o Espirito Santo do Senhor. Hoje, existe um movimento dentro de algumas denominação da chamada adivinhação-anterior-revelada (para não dizer profetada). Irei explicar: Eu conheço o problema do irmão, o pecado do irmão, a vida do irmão e, de forma mistica, anuncio o problema do referido irmão usando o nome de Deus para dá uma conotação autoritativa. Então, exclama! Deus me disse! Assim diz o Senhor! Mas, o Senhor não tem falado coisa alguma. Usam Deus no meio das suas palhaçadas, meninices, invencionices e mentiras. Saibam o que é dito sob o altar, no altar será cobrado. O Senhor pesará a sua mão sobre os falsos adivinhadores loucos e sarcásticos. Verdadeiros vilipendiadores da palavra do Senhor. Ai, daqueles que fizer tropeçar um desses pequeninos melhor seria ter colocado uma pedra no pescoço e se lançar ao mar. Deus sempre nos requer, falar à verdade. (2Cor 4:1-2). Sob a unção farei uma breve referencia: - Todo cristão, quando aceita o Senhor Jesus em sua vida, recebe a unção que vem do alto, do Santo, e todos tendes conhecimento. (quod vide) - 1João 2.20. Sendo assim, todo crente em Cristo Jesus, tem unção e, estar habilitado a anunciar as boas novas do evangelho, tanto para cristãos, como para os não cristãos. Unção é quando não podemos fazer nada sem Deus. É, quando Deus usa uma pessoa para fazer algo que ela não tem capacidade de fazer por conta própria, esse é o poder da unção que vem do alto, que vem do Senhor Jesus através do seus Espirito. Quando eu e você, anunciamos a palavra (revelação de Deus) estamos sob a unção do Espirito Santo, pois seu autor é Deus. Seu real intérprete é o Espirito Santo.Sendo a Bíblia a revelação de Deus, ela expressa a vontade de Deus. Ignorar a Bíblia dentro de uma interpretação coerente e honesta, é ignorar a própria vontade de Deus. A Homilética Bíblica, não é o homem falando para o homem, mas, Deus falando ao Homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando como homem;é Deus falando a favor do homem; mas é sempre Deus falando!” A Bíblia ilumina o caminho para Deus (Sl 119.105.130). A Bíblia é o alimento espiritual para o crescimento de todos (Jr 15.16;1Pd 2.1-2). A Bíblia é o instrumento que o espirito Santo usa na sua operação(Ef.6.17). Infelizmente, tenho visto, e ouvido pessoas que na leitura da Bíblia, tudo que é benção, conforto, promessas, elas aplicam a si; tudo o que é ameaça, exortação, aviso, aplicam aos outros. Peço ao amado irmão, a ler a Bíblia na atitude de Josué 5.14B: “ Que diz meu Senhor ao seu servo”. Não devemos “importar” mensagens para Bíblia e sim “exportar” dela. Muitos não recebem nada da Bíblia, porque já se acercam dela com suas próprias ideias, sua própria e confusa interpretação, querendo enxertar tudo da intenção puramente humana na revelação divina. Outros, tentam e humilham os irmãos fazendo uso de versículos bíblicos direcionados, como fez o diabo com Cristo na tentação do Deserto ao utilizar-se dessa artimanha para tentar o Nosso Senhor Jesus. Será que isso acontece hoje dentro das igrejas? Novamente pergunto: - De onde vem a fé? Do muito falar em variadas línguas? Do reteté? Do movimento hipnótico? Dos seus dons? De onde vem? A escritura nos diz que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus. Não existe nenhuma poder humano, nenhuma invencionice, soco no ar, pulinhos, corre, corre, unção do pé, do paletó, que esteja acima da auto-revelação de Deus (Bíblia). Toda espiritualidade fundamenta-se num profundo amor à palavra de Deus 📍(Dt.6.6). Devemos abandonar a retórica sofista do convencimento emocional, da inflamação da sua imagem, ou do ego do próprio ouvinte.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 🌹2 Timóteo 2:15 – a expressão “ que maneja bem a palavra da verdade” tem a vem com a correta interpretação e aplicação da palavra, como a mensagem de Deus. ↪️📍Hebreus 4:12 diz: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Evite denunciar o pecado, a vida intima do irmão, para expor o irmão ao vexame, a humilhação, se ainda não chorou por ele. O perigo é que sua denúncia venha tão carregada de ira que estimule o mal oposto, não a cura. Se quiser falar, peça a Deus não só o discernimento, mas a sensibilidade dos profetas.
Esse tipo de atitude hoje em dia é crime !

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

PENTECOSTE

🌹 PENTECOSTE

Definição: Pentecoste é uma palavra grega que se refere ao número 50. O número 50 é o número do jubileu ou júbilo, livramento ou consumação perfeita do tempo. A nação de Israel ressuscitou quando saiu das águas do mar vermelho e 50 dias depois Deus deu a eles a lei, a Torah. Jesus ressuscitou e 50 dias depois Deus nos concedeu Ruach Ha 'Kodesh (Espirito Santo). Pentecoste é uma celebração da cultura judaica. -Festa das semanas; Festa das primícias; Festa da entrega da lei. O livro de Rute é lido nos pentecostes. O livro fala de Belém  na época da colheita. A data no calendário Judaico é 6 de Sivam. Feita a Definição, vamos ao texto.

↪️recebimento da Promessa: "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito". Joel.2: 28-29

(Joel 2:28,29) - Aconteceu exatamente no dia de Pentecostes. Os discípulos estavam todos juntos, unidos, nos dias que precederam a festa. Haviam confessado seus pecados e sentiam-se perdoados.
Analisaram seus pensamentos e sentimentos com profundo exame de consciência, procurando descobrir qualquer resquício de egoísmo neles.
( Atos. 2:1-13) - De repente, veio do Céu um som como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde eles estavam. Havia chegado o momento. A confirmação do Redentor havia sido feita. De conformidade com Sua promessa, Jesus enviara do Céu o Espírito Santo sobre Seus seguidores.
Surgiram línguas, como de fogo, que pousaram sobre cada um
dos discípulos e todos foram cheios do Espírito Santo. Começaram a falar outros idiomas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Houve uma razão muito forte pela qual o Espírito Santo atuou neles dessa forma. Judeus piedosos, procedentes de todas as nações existentes debaixo do céu, estavam em Jerusalém por causa da festa, a fim de adorar. Eram integrantes da dispersão judaica.
Muitos desses judeus dispersos por todo o mundo haviam nascido nos países em que viviam e falavam somente o idioma local.
Quando ouviram o grande ruído se acercaram dos discípulos que começaram a lhes falar nos diferentes idiomas deles. Ficaram assombrados e perguntaram: “Não são galileus estes que falam? Como, pois, os ouvimos falar cada um em nosso próprio idioma?” O mundo de então estava ali presente. Desde o império parto, adiante da Pérsia, no Oriente, até Roma, no Ocidente. E desde o Ponto, no norte, junto ao Mar Negro, até o Egito e adiante de Cirene, África, no Sul.
A enumeração dos lugares, apresentada por Lucas, é detalhada. Diz que havia partos, medos, elamitas, pessoas da Mesopotâmia, da Capadócia, do Ponto, da Ásia, Frígia e Panfília, do Egito e das regiões mais distantes de Cirene; romanos tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes.
“O que isto quer dizer?” Perguntavam uns aos outros. Atônitos
e perplexos, não sabiam que Deus estava fazendo um grande milagre para que eles ouvissem o evangelho e para que eles mesmos o levassem a todo o mundo. E o fariam. Quando chegassem a seus territórios, por convicção ou sem ela (sempre há incrédulos), contariam essa extraordinária experiência que, naquele momento, começavam a viver em Jerusalém. E os incrédulos certamente estavam ali. “Estão embriagados”.
[...] Citarei, uma explicação do meu amigo e irmão, Pr. Jaelson Mendes.

"Batismo com Espirito Santo"
O batizador: Jesus.
Essência: Espirito Santo.
A pessoa: O crente. - Revestimento Espiritual.

"Batismo do Espirito Santo"
O batizador é o Espirito Santo.
Essência: Cristo.
A pessoa : O crente - A conversão do homem.

(e.g) -Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. João 20:21,22

O batismo com o Espírito Santo é uma promessa para todo aquele que crê e que faz parte da Igreja. Isso quer dizer, que apenas o dom de línguas é a única evidencia do Espirito santo? - "É LÓGICO QUE NÃO"...
(e.g) I Coríntios 12 e Romanos 12. “Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum” 1 Coríntios 12:6-7.
E é por isso que esperamos que Deus realize “prodígios e sinais” e manifeste dons espirituais nos cultos de adoração. Todas essas coisas aconteceram na primeira comunidade (Igreja Primitiva), e a sua história é a nossa história.  Por outro lado, como igreja sadia e defensora da sã doutrina, não podemos tolerar o sincretismo religioso, as aberrações  de doutrinas meramente humanas, ás quais, já na igreja primitiva eram combatidas - (e.g) Paulo e suas cartas. A igreja tem que estar sempre vigilante, pedindo sempre o discernimento do Senhor, para perceber á ação do Diabo, que virá com poder de fazer sinais e prodígios de mentiras que enganarão com todo o engano da injustiça os perecem.
 “Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem”. (I Tessalonicenses 2:7-9)
Estes sinais e prodígios serão feitos, não por Deus, mas por Satanás através do Anticristo. Deus faz os sinais para confirmar a verdade da sua Palavra. Mas Satanás faz os sinais para confirmar a sua mentira contra Deus e Seu Filho Jesus Cristo. Porque os enganados por Satanás não recebem o amor da verdade para se salvarem
Os sinais de Deus são para a justiça (santidade), mas os sinais de Satanás são para a injustiça (pecado e iniquidade).

🌹Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Mateus 7:15-23

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...