Translate

terça-feira, 11 de junho de 2019

Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão, e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Mateus:3:1-10.

➖➖➖🌹🌹➖➖➖

 João era grande, apesar da sua simplicidade e humildade. João não era eminente, mas João era grande.
João batista anunciava o arrependimento a uma nação que teve o silêncio de Deus por cerca de quatrocentas anos.
A voz que clama no deserto quebraria este silêncio. João não era um simples eco, mas a voz no deserto.
Hoje em dia temos visto alguns pregadores da atualidade fazerem uso de técnicas da psicanálise, psicologia humana, e textos de auto ajuda dentro dos seus sermões.  Não fomos chamados para pregar outra coisa a não ser o Cristo crucificado.
Nossas mensagens tem que ser profundas e exclusivamente tiradas da literatura biblica que é o nosso manual de Fé.
Não podemos ser apenas animadores de palco levando os nossos ouvintes ao mero emocionalismo e nunca ao arrependimento verdadeiro.
A voz que se ouvia no deserto não usava vestes sacerdotais, não usava ornamentos sagrados, não ultilizava sangue de animais para o arrependimento.
  A voz de João batista cheia do poder do Espírito do Senhor, incendiária uma nação inteira ao arrependimento genuíno e fiel.
João foi o precursor do Nosso Senhor Jesus Cristo e para tal foi chamado e escolhido.
A eminente casta de sacerdotes, ricos, soberbos, arrogantes, cheios de orgulhos, não conseguiram despertar uma nação adormecida.
 Já não se ouvia em Israel  a voz do Senhor, a qual muitos profetas no passado diziam:  - Assim diz o Senhor... Esses fariseus doutores da lei, legalistas não podiam mover o coração de Deus, pois a chama do Espírito do Senhor já não estava sobre eles.
Paulo de Tarso um fariseu orgulhoso, altivo, zeloso na lei. De um extremo intelecto e de uma linhagem familiar invejável. Logo após sua conversão teve que se esvazia de si mesmo desaprendendo tudo o que havia aprendido durante sua vida.
Entendo que, ao passar três anos na Arábia, como nos diz em Gálatas capítulo 1, versículo, 16-18, Paulo se esvazia de tal maneira que diz: Cristo se revela em mim.
Já não era mas Paulo mas Cristo nele. É neste contexto que Paulo deixa de ser proeminente e passa ser grande. Grande de coração, em amor, em humildade e simplicidade.
Tornando-se o maior teólogo Cristocêntrico de todos os tempos. Despertando assim a grande Nação Gentílica para o arrependimento.

No livro de Atos dos Apóstolos no capítulo 2, versículo, 37-38, Pedro cheio do poder do Espírito Santo clama aquela grande multidão que se voltem ao arrependimento, pois só assim poderiam ser preenchidos pelo Espírito de Deus. Nesse momento em que Pedro falava tomado pelo poder do Espírito, aproximadamente três mil pessoas foram tocadas ao arrependimento e se converteram em Jerusalém.
O apóstolo Paulo na segunda carta a Timóteo, capítulo 2, versículo 25, nos alerta que só o arrependimento nos leva ao conhecimento da verdade plena.
Em sua visão escatológica tomado pelo Espírito do Senhor, o apóstolo João no livro das revelações escreve a igreja em Éfeso clamando que voltem ao arrependimento e pratiquem as obras do primeiro Amor. Ap.2: 4-5.

 As grandes vozes que sempre clamaram ao arrependimento, e hoje não é diferente com a Igreja do Nosso Senhor Jesus. Devemos nos arrepender de todo coração.
Só o arrependimento verdadeiro nos dará a libertação, nos dará paz, nos dará cura, nos dará o renovo e a unção do Espírito Santo.
Também devemos enfatizar que o altar não é lugar para arrogância e sim para o arrependimento.
Não podemos usar o altar para contar os próprios feitos mas para testemunhar a majestade de um Deus Soberano.
As grandes vozes que anunciava o Cristo o Salvador da humanidade, decerto não o anunciaram seguindo fábulas engenhosamente inventadas.
Devemos anunciar o evangelho genuíno para todos as pessoas que estão cheias si mesma, surdos espirituais que não ouvem a voz de Deus.
Nos últimos tempos o amor de muitos esfriaria, entrando nas igrejas  (pessoas) um espírito maligno, deixando-as cheias de malícias, intrigas, fofocas, calúnias, soberba e divisões. Não conseguindo escutar a voz suave e amorosa do Deus Criador.
Parecemos mas discípulos dos fariseus do que de Jesus Cristo.
Pedro, discípulo de Jesus ao nega-lhe três vezes também teve seu momento de tristeza profunda, tendo-se arrependido genuínamente.
O Rei Davi disse ao profeta Natan: Pequei... Após, adulterado e levado a morte o seu oficial Urias. Mas o Senhor perdoou o pecado de Davi porque houver o arrependimento sincero (II Samuel 12:13).

No livro de IReis 15:5, vai dizer: porque Davi fez o que era reto aos olhos do Senhor, e não se desviou de tudo o que lhe ordenou em todos os dias da sua vida, a não ser no caso de Urias, o heteu.

Os Salmos 32 e 51, nos fala claramente do arrependimento verdadeiro de Davi.

O ladrão na cruz no momento mas difícil e terrível da sua vida teve seu encontro com Cristo, e consequentemente o arrependimento. O ladrão reconhece na cruz a divindade de Cristo. Ele enxergou em meio a sua a dor o que uma nação inteira não conseguiu enxergar.
Nessa passagem podemos observar que no mundo  há dois tipos de pessoas, aquelas que abrem o seu coração para Jesus, e aquelas que mesmo em meio a dor, se fecham ainda mas para ele.

Poderia citar mas alguns casos de arrependimento genuíno na literatura biblica, como o relato de Zaqueu que se arrependeu das práticas que ele realizou contra os seus irmãos. Decidindo devolver o que havia subtraído dos pobres. Em contrapartida vemos o jovem rico, legalista, cumprindor da lei mosaica, mas que não entendia a verdadeira mensagem de arrependimento.
Pensava ele, que apenas pelo mérito da lei conseguiria obter a vida eterna.
Por conseguinte, também teremos aqueles que pecaram mas não tiveram um Arrependimento sincero.
Por exemplo faraó disse duas vezes a Moisés: pequei.... Êxodo 9:27 ;10:16-17.
 É claro que seu arrependimento não era sincero.
Balão, impedido pelo anjo de Deus quando ia ao encontro de Balaque, ao perceber que por pouco escapou da morte, ele disse: Pequei..
Um arrependimento falso. Números 22:34.

Judas escariote confessou seu pecado, mas era um Arrependimento falso.Mateus 27:4

Portanto podemos concluir que simplesmente falar que pecou não significa necessariamente que houve um Arrependimento genuíno. Talvez esse tipo de arrependimento fosse o de muitas pessoas que procurava João batista naqueles dias.

O verdadeiro arrependimento aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás Deus.

✔ Irmão André Luiz.   🌷🌷🌷🌷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cânon Muratori

  O Cânon de Muratori é o documento mais antigo que se tem a respeito do cânon bíblico do Novo Testamento, por ter sido escrito por volta do...