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segunda-feira, 10 de junho de 2019




🌹Ao longo dos livros da Escritura, a Igreja é pré-figurada em Abraão (XIX a.C.), quando Deus escolhe um povo para ser portador de sua fé e de sua esperança; e Moisés (XIII a.C.). Quando este povo é tirado por Deus do Egito, e que, à o rompimento dessa cultura hebraica com a egípcia; Deus encaminha o seu povo para o deserto, dando-lhes uma identidade através do Decálogo.
Preparando este povo para um novo momento de uma aliança definitiva.
Sendo assim, temos no Antigo Testamento, a reunião do povo de Deus expressa no termo hebraico qáhál, assembleia do povo de Deus.
Significa a convocação das pessoas para o culto.
É Deus que toma a iniciativa e chama.
As pessoas respondem à convocação 📌(Ex 35, 1; Nm 20, 4.6; Dt 9, 10).
Já na versão grego da Septuaginta (LXX),qáhál é traduzido por ekklésia, nome das assembleias gregas nas quais os magistrados exerciam o juízo sobre os cidadãos📌 (At 19, 32.39).
No Novo Testamento, o conceito de Igreja é integrante do plano salvífico de Deus.
A confirmação desta posição na patrística está no texto “O Pastor de Hermas, Segunda Visão (5.8)”.
O que tínhamos pré-figurado no Antigo Testamento, agora temos na revelação plena em Cristo.
A Igreja se desenvolve na História, até sua consumação na Jerusalém celeste 📌( Ap 21, 1 – 22, 5).
Igreja é a totalidade dos cristãos feitos novas criaturas 📌(Gl 6, 15s) e reunidos na congregação invisível e universal 📌(Gl 1, 2-22; Cl 4, 16; 2Ts1, 4).
➡️Então, Partindo dessa reflexão, temos a compreensão de que o Cristianismo não é uma mera religião, e sim o relacionamento pessoal com Deus, por intermédio do Filho, Jesus Cristo.

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